Edição do dia

Edição do dia

Leia a edição completa grátis

Previsão do Tempo
29°
cotação atual R$
CÍRIO

Cidades do Pará vivem tempo de celebração de romarias e festividades

quarta-feira, 14/08/2019, 17:28 - Atualizado em 14/08/2019, 20:07 - Autor: Diego Beckman


| Cezar Magalhães / Divulgação

O segundo semestre apresenta para o povo paraense uma forte religiosidade na capital e no interior do estado, pois a maioria dos municípios paraenses irá festejar suas romarias neste período do ano, onde o verão amazônico se apresenta de forma mais intensa.

Desde o mês de julho, em meio ao período de férias escolares, algumas cidades já realizaram romarias no interior e o calendário que une religioso e profano fica mais evidente no Pará e também na região norte a partir de agosto.

Cezar Magalhães / Divulgação
 

Para se ter idéia, o Círio de Nazaré que é realizado no mês de outubro, em Belém é também realizado em outras cidades do estado e também na Amazônia. Alguns deles têm um forte valor religioso e histórico, como por exemplo, a Romaria de Castanhal, cuja procissão é realizada desde o fato onde uma imagem de Nossa Senhora de Nazaré ter chorado lágrimas de sangue.

O berço da devoção nazarena no estado do Pará é a cidade de Vigia de Nazaré, no nordeste paraense onde no segundo domingo de setembro, a procissão é realizada pelas ruas estreitas da cidade. A tradição vinda dos Jesuítas já dura 322 anos, onde cerca de 80 mil fiéis participam da procissão.

VEJA GALERIA DE IMAGENS

Outras cidades paraenses também realizam romarias como Marabá, Tucuruí, Bragança, Barcarena e outras localidades paraenses, como o distrito de Macapazinho, onde a procissão é realizada sobre as águas dos rios da Amazônia, em um cenário encantador.

O Círio nas Águas não é somente exclusividade do local, pois outras cidades também realizam procissões: Oriximiná, cidade paraense localizada no oeste do estado realiza sua procissão maior no primeiro domingo de agosto e com a procissão à noite, o evento encanta quem assiste o evento. Lugares como o Círio de Caraparu, pequena vila que fica no município de Santa Isabel do Pará é outro local que encanta os visitantes com o cenário entre a natureza e a religiosidade.

Cezar Magalhães / Divulgação
 

Padroeiras e padroeiros mostram a forte religiosidade dos paraenses com a fé neste período do ano, onde o momento é de agradecer por bênçãos.

| Cezar Magalhães / Divulgação
| Cezar Magalhães / Divulgação
| Cezar Magalhães / Divulgação

Conteúdo Relacionado


0 Comentário(s)

MAISACESSADAS