plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
CÍRIO 2022

Você sabe quantos promesseiros cabem na corda do Círio?

O Dieese fez este estudo e chegou a um dado importante sobre este importante ícone de uma das maiores procissões Marianas do mundo

Imagem ilustrativa da notícia Você sabe quantos promesseiros cabem na corda do Círio? camera Oficialmente a corda passou a fazer parte do Círio em 1855. | Reprodução/ Turismo Profissional

Declarado Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco, em 2013, o Círio de Nazaré figura entre maiores manifestações religiosas do mundo - quiçá a maior do Brasil, por reunir numa única procissão mais de 2 milhões de pessoas devotas de Nossa Senhora.

Círio 2022: traslado dos carros abre as romarias oficiais

Feita por histórias e testemunhos de quem acredita na Mãe de Jesus como intercessora, atribuindo gratidão à Ela por milagres e graças a alcançadas, o Círio de Nazaré também é marcado por diversos símbolos que representam o sacrifício e a fé. A corda que puxa a berlinda é um deste ícones.

Oficialmente a corda passou a fazer parte do Círio em 1855.
📷 Oficialmente a corda passou a fazer parte do Círio em 1855. |Reprodução/ Turismo Profissional

Ela passou a fazer parte da festa durante o Círio de 1855, diante de uma necessidade de puxar a berlinda com a imagem da Rainha da Amazônia, que ficava atolada na área do Ver-o-peso devido as cheias da maré e das condições do solo. Para muitos promesseiros, a corda representa o laço que os permite segurar nas mãos de Nossa Senhora de Nazaré para chegar aos céus (até o Filho, Jesus Cristo).

Retorno na BR-316 será aberto exclusivamente para procissão

Para quem já teve a oportunidade de pagar uma promessa na corda ou mesmo acompanhar a procissão segurando este símbolo, sabe o quanto a experiência da fé desafia a ciência (exata). É como se as leis da Física não existissem e dois corpos pudessem, sim, ocupar o mesmo lugar no espaço.

Somente no núcleo e nas estações, cabem 342 promesseiros da corda
📷 Somente no núcleo e nas estações, cabem 342 promesseiros da corda |Ney Marcondes/Diário do Pará (arquivo)

A matemática da corda começa pela dimensão: são 400 metros de comprimento e 50 milímetros de diâmetro. Isto tanto a corda usada no Círio, quanto a da Trasladação. Cada uma delas pesa 600 quilos. Uma curiosidade quanto a este símbolo, é sobre quantas pessoas conseguem carregá-lo, de fato, durante as procissões.

Fafá de Belém fala sobre Varanda de Nazaré 2022 em coletiva

O Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese/PA) fez este cálculo e constatou que 7.542 promesseiros puxam a corda do Círio de Nazaré. Deste total, 7.200 pessoas somente na corda, literalmente. Os 342 restantes ficam distribuídos no núcleo e nas estações.

Promesseiro Manoel Costa guarda um pedaço da corda, após pagar a promessa.
📷 Promesseiro Manoel Costa guarda um pedaço da corda, após pagar a promessa. |Celso Rodrigues/Diário do Pará (arquivo)

Ao final de cada Círio, os promesseiros querem levar um pedaço da corda. O objeto passa a se tornar uma medalha de proteção e bênçãos.

patrocinadores
VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Círio de Nazaré

Leia mais notícias de Círio de Nazaré. Clique aqui!

Últimas Notícias