plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
BRASIL

Guia da Diversidade LGBT é lançado no Rio de Janeiro

Um Guia da Diversidade LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais ou transgêneros) foi disponibilizado nesta sexta-feira (17), pela prefeitura do Rio de Janeiro. Orientações sobre locais de atendimento especializado, saúde, legislação, assis

Um Guia da Diversidade LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais ou transgêneros) foi disponibilizado nesta sexta-feira (17), pela prefeitura do Rio de Janeiro. Orientações sobre locais de atendimento especializado, saúde, legislação, assistência social e um leque de serviços públicos estão disponíveis na cartilha.

A data escolhida para lançar o Guia tem um motivo especial. 17 de maio é o Dia Internacional de Combate à LGBTfobia, instituído nesta data porque a Organização Mundial da Saúde excluiu a homossexualidade como Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde (CID) em 17 de maio de 1990, oficialmente declarada em 1992.

Thiago Cardoso, defensor da causa LGBT, conta que piadas de mau gosto foram corriqueiras durante a infância dele. “Tenho empatia pela causa e essa é uma luta diária e que deve ser combatida. Afinal de contas, o amor não tem gênero e a homofobia deixa marcas que não podem ser encobertas”, diz.

O coordenador da CEDS, Nélio Georgini, conta que o guia foi elaborado por pessoas LGBT e, principalmente, da comunidade trans, e traz um glossário para ser uma leitura esclarecedora para toda a população. "A violência aos LGBTs vai desde uma palavra mal colocada até a morte das pessoas. Os números mostram que o Brasil, infelizmente, ainda está na ponteira dessa matança aos LGBTs", ressalta Nélio.

O guia vai ser distribuído em unidades de saúde e outros órgãos municipais e pode ser obtido na internet, na página da CEDS.

(Com informações da Agência Brasil)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Brasil

Leia mais notícias de Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias