plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
BRASIL

Médicos usam pele de peixe na reconstrução vaginal de mulher trans no Brasil; entenda

Uma cirurgia inédita realizada na última terça-feira (23) no Caism (Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher) da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) está dando o que falar, no entanto pode mudar a forma de reconstrução vaginal pós-cirurgia de

Uma cirurgia inédita realizada na última terça-feira (23) no Caism (Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher) da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) está dando o que falar, no entanto pode mudar a forma de reconstrução vaginal pós-cirurgia de mudança de sexo em pacientes transsexuais.

A nova cirurgia usou a pele de tilápia, em uma paciente trans e comprovou a eficácia do material orgânico para cicatrização do órgão. Anteriormente, a pele do peixe era usada em tratamentos de queimaduras.

(Foto: Divulgação)

O método foi desenvolvido pela UFC (Universidade Federal do Ceará) e na Maternidade-Escola Assis Chateaubriand (MEAC/UFC). O professor cearense Leonardo Bezerra, do Departamento de Saúde Materno-Infantil, que participou da cirurgia que afirmou que o procedimento ocorreu sem complicações e durou cerca de três horas.

(Foto: Divulgação)

Bezerra contou ainda que a paciente entrou em contato com ele pelas redes sociais e disse que não podia arcar com os custos da viagem. E por conta disso, a cirurgia foi feita na Unicamp e contou ainda com pesquisadores da USP (Universidade de São Paulo). A pele de tilápia veio de Fortaleza embalada á vácuo.

"A ideia é substituir a pele humana pela pele de tilápia e estamos evoluindo. A reconstrução vaginal é feita com a pele da própria virilha, com grandes incisões. Então, como vimos que estava dando certo para os queimados, poderia dar certo para a outra cirurgia", explicou o professor.

VEJA O POST DO MÉDICO RESPONSÁVEL PELA CIRURGIA!

(Com informações do site Cidade campinas)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Brasil

Leia mais notícias de Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias