plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
BRASIL

Exército realiza em Belém homenagem ao golpe de 64

Nesta sexta-feira (29), os comandos militares de todo o país devem realizar cerimônias em comemoração aos 55 anos do golpe de Estado que deu início a uma ditadura militar no país em 1964. As comemorações foram incentivadas e autorizadas pelo presidente Ja

Nesta sexta-feira (29), os comandos militares de todo o país devem realizar cerimônias em comemoração aos 55 anos do golpe de Estado que deu início a uma ditadura militar no país em 1964. As comemorações foram incentivadas e autorizadas pelo presidente Jair Bolsonaro. Em Belém, o Comando Militar do Norte do Exército Brasileiro enviou um convite aos militares do Exército para uma solenidade que está prevista para acontecer amanhã (29).

As comemorações polêmicas têm dividido opiniões em todo o país. O Ministério Público Federal (MPF) recomendou, na última quarta-feira (27), aos comandos militares em todo o Brasil que se abstenham de comemorações ao golpe de Estado. O documento foi encaminhado para brigadas, grupamentos, comandos especiais, academias militares das forças armadas e outras unidades que integram as Forças Armadas (Marinha, Exército e Aeronáutica) em todo o país, e aconselha que as comemorações sejam suspensas.

Em ação coordenada, que reúne Procuradorias da República em pelo menos 19 estados, o Ministério Público Federal também solicita às unidades militares a adoção de providências para que seus subordinados sigam essa orientação, e que sejam adotadas medidas para identificação de eventuais atos e de seus participantes – com fins de aplicação de punições disciplinares, bem como, comunicação ao MPF para a adoção das providências cabíveis.

Os comandos devem informar ao MPF no prazo de 48 horas as medidas adotadas para o cumprimento das orientações ou a justificativa para o seu não acatamento. A ação do MPF também conta com o apoio de Procuradorias da República em pelo menos 19 estados. No documento, as Procuradorias reforçam o papel das instituições que são destinadas à defesa da Pátria e à garantia dos poderes constitucionais. Dessa forma, em respeito ao princípio democrático e ao pluralismo que regem o Estado Brasileiro, não seria adequado que as Forças tomem parte em disputas ou manifestações políticas.

Ainda não há informações sobre eventos programados pela Marinha do Brasil, em Belém. A Aeronáutica também não se pronunciou sobre o caso e informou que o Ministério da Defesa estaria respondendo pela situação. O DOL tentou falar com a Assessoria de Comunicação do Ministério, porém, não tivemos resposta até a publicação da matéria.

(DOL)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Brasil

Leia mais notícias de Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias