plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 31°
cotação atual R$


home
BRASIL

Casos de H1N1 aumentam na região Norte; mais de 20 mortes já foram registradas

Na última segunda-feira (11), a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS – AM) divulgou um novo Boletim Epidemiológico, onde confirmou 24 mortes por H1N1. Houve um aumento de três mortes, durante o final de semana, em comparação ao último boletim

Na última segunda-feira (11), a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS – AM) divulgou um novo Boletim Epidemiológico, onde confirmou 24 mortes por H1N1. Houve um aumento de três mortes, durante o final de semana, em comparação ao último boletim que foi divulgado na última sexta-feira (8), onde foi registro 21 mortes.

Segundo a FVS, somente vinte casos de morte aconteceram em Manaus, dois em Manacapuru, um em Parintins e outro em Itacoatiara. Cinco mortes foram confirmados por Vírus Sincicial Respiratório, sendo que quatro casos aconteceram em Manaus e um em Borba.

Também foi confirmado uma morte por Parainfluenza tipo 3, em Manaus. De acordo com o Boletim Epidemiológico da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) do Amazonas, 475 casos da síndrome gripal grave já foram registrados no Estado e, 91 são positivos para o Vírus da Influenza A (H1N1) e 55 para Vírus Sincicial Respiratório (SRV) notificados.

Das 30 mortes registradas por SRAG, 80% indicam fator de risco, com ênfase para pessoas com diabetes, pneumopatas, pessoas com obesidade e neuropatas. Em 21 casos, os pacientes que morreram, utilizaram do atendimento o antiviral dado gratuitamente na rede pública e particular da capital e do interior.

Medidas de prevenção

É recomendado a lavagem frequente das mãos antes de tocar em mucosas (olhos, boca e nariz) e após espirrar, o uso de lenços de papel (descartável) para a proteção da boca e nariz ao espirrar; uso de álcool em gel. É importante que as pessoas que estiverem doentes mantenham repouso, alimentação balanceada e ingestão de líquidos adequadoa.

Deve evitar contato com outras pessoas em ambientes fechados e aglomerados; evitar exposição de menores de cinco anos ao clima chuvoso; manter ambientes bem arejados. Caso a pessoa apresente febre, tosse, dor de garganta, falta de ar ou qualquer outro sintoma associado, é necessário procurar o serviço de saúde para melhor avaliação.

(Com informações do portal A Crítica)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Brasil

Leia mais notícias de Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias