plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 31°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS BRASIL

Sindicalistas dizem que propostas prejudicam os mais pobres

Entidades sindicais criticaram nesta quarta-feira (20) a proposta de reforma da Previdência apresentada pelo governo Jair Bolsonaro (PSL). Manifesto assinado por oito centrais sindicais, entre elas Conlutas e Força Sindical, defende que seja criado um c

Entidades sindicais criticaram nesta quarta-feira (20) a proposta de reforma da Previdência apresentada pelo governo Jair Bolsonaro (PSL).
Manifesto assinado por oito centrais sindicais, entre elas Conlutas e Força Sindical, defende que seja criado um calendário para a realização de mobilizações de massa contra o que as entidades chamam de "fim das aposentadorias".
Os sindicatos preveem também a realização de um dia nacional de mobilizações, em data a ser definida.
No texto, as centrais falam em um amplo "chamamento da população para que defenda a Previdência". Também prometem que ampliarão sua atuação junto ao congresso Nacional.
Atinagoras Lopes, membro da secretaria-executiva nacional da Conlutas, disse que, levando em conta o conteúdo da reforma do governo, o que ele chama de privatização da seguridade social, não há possibilidade de negociação.
Ele afirmou que deverão ser convocados dias de paralisação e uma greve geral de trabalhadores, aos moldes da realizada durante o governo de Michel Temer (MDB) em abril de 2017.
"Do ponto de vista dos trabalhadores brasileiros que ganham até um salário mínimo é um ataque muito grande, colocando sobre eles a ameaça de receber uma aposentadoria de R$ 500."
Em nota enviada à imprensa, a Força Sindical chamou a reforma da Previdência proposta pelo governo de perversa e disse que ela só prejudica os trabalhadores menos favorecidos economicamente.
A entidade afirma lutar por uma Previdência universal e sem privilégios.
Segundo a Força Sindical, quaisquer alterações precisam ter como princípio básico que os aposentados recebam benefícios com valores suficientes para oferecer-lhes uma vida saudável e digna.
"Pagar um valor abaixo do estabelecido pelo salário mínimo é entregar apenas uma "esmola" para os milhões de aposentados que ajudaram a construir este País", disse a Força.
O presidente da CSB (Central dos Sindicatos Brasileiros), Antonio Neto, disse que a proposta do governo é uma versão piorada da reforma que o ex-presidente Michel Temer (MDB) tentou aprovar em seu governo.
"Essa proposta representa a velha estratégia de arrochar a aposentadoria da imensa maioria do povo, sem atacar prioritariamente as regalias", disse em nota.
A UGT (União Geral dos Trabalhadores) afirmou estar fazendo uma ampla análise do projeto apresentado nesta quarta-feira.
Em nota, a entidade disse ver com preocupação o fato de o artigo 40 da reforma fazer referência a uma futura lei complementar do Poder Executivo para dispor sobre as normas gerais de organização, de funcionamento e de responsabilidade previdenciária na gestão dos regimes próprios de previdência social.
"Isso pode ser um cheque em branco para o governo", afirmou a entidade.
(Folhapress)
VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Brasil

Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias