plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 29°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS BRASIL

Áudios entre Bebianno e Jair Bolsonaro desmentem versão de Carlos; ouça conversas

Uma reportagem da revista Veja, publicada nesta terça-feira (19), teve acesso a áudios que foram trocados, via WhatsApp, entre Jair Bolsonaro e o agora ex-ministro da Secretaria-Geral da República, Gustavo Bebianno, antes de Bebianno ser demitido do ca

Uma reportagem da revista Veja, publicada nesta terça-feira (19), teve acesso a áudios que foram trocados, via WhatsApp, entre Jair Bolsonaro e o agora ex-ministro da Secretaria-Geral da República, Gustavo Bebianno, antes de Bebianno ser demitido do cargo. A existência dos diálogos desmente as versões de Jair Bolsonaro e do filho dele, Carlos, de que o presidente não havia falado com Bebianno na quarta-feira (13).

Na ocasião, Carlos publicou um tuíte dizendo dizendo que era “mentira absoluta” que Bebianno tivesse falado com seu pai. A postagem foi compartilhada pelo presidente Jair Bolsonaro.

As declarações de que havia conversado com Bolsonaro, na quarta-feira (13), foram reveladas por Bebianno à reportagem do jornal “O Globo”.

Na mesma quarta-feira, em entrevista à Record, Bolsonaro reafirmou que era mentira que Bebianno tivesse falado com ele.

No entanto, as gravações divulgadas pelo site da revista VEJA refutam a versão de Jair e de Carlos Bolsonaro. Segundo a publicação, o ex-ministro falou com o presidente por meio de mensagens escritas e pelo menos treze mensagens de áudio no dia 13 de fevereiro.

O conteúdo das conversas mostra que Bolsonaro estava irritado e impaciente, enquanto Bebianno tentava pacificar a situação que levaria a uma crise política no Governo. A pauta dos diálogos é variada e abrange desde a emissora Globo até uma viagem para a Amazônia.

Uma das trocas de mensagens mostra Bolsonaro descontente pelo fato de Bebianno ter se encontrado com o vice-presidente de Relações Institucionais do Grupo Globo, Paulo Tonet Camargo.

“Gustavo, o que eu acho desse cara da Globo dentro do Palácio do Planalto: eu não quero ele aí dentro. Qual a mensagem que vai dar para as outras emissoras? Que nós estamos se aproximando da Globo”, diz um dos áudios revelados pela reportagem da revista VEJA.

Em outra mensagem, Bolsonaro e Bebianno discutem sobre uma possível viagem de Ricardo Salles, do Meio Ambiente, e Damares Alves, da pasta da Mulher, Família e Direitos Humanos, ao Pará, assunto que havia sido publicado pelo site Antagonista.

“Gustavo, uma pergunta: ‘Jair Bolsonaro decidiu enviar para a Amazônia’? Não tô entendendo. Quem tá patrocinando essa ida para a Amazônia? Quem tá sendo o cabeça dessa viagem à Amazônia? Um abraço aí, Gustavo, até mais”, diz outra gravação enviada por Bolsonaro a Bebianno.

Só nesses dois assuntos de conversa, foram três mensagens trocadas entre Bebianno e Bolsonaro, o que confirma a versão do ex-ministro dada ao jornal O Globo.

Tons de mensagens mudaram após tuítes de Carlos

A reportagem da VEJA revela, ainda, que após a publicação do filho do presidente, Bebianno e Bolsonaro começaram a trocar farpas;

Primeiro, Bolsonaro sustenta a versão de seu filho: “[…] Agora: você não falou comigo nenhuma vez no dia de ontem. Ele esteve comigo 24 horas por dia. Então não está mentindo, nada, nem está perseguindo ninguém”, diz o presidente.

Depois, Bebianno questiona a afirmação. “Há várias formas de se falar. Nós trocamos mensagens ontem três vezes ao longo do dia, capitão. Falamos da questão do institucional do Globo. Falamos da questão da viagem. Falamos por escrito, capitão. Qual a relevância disso, capitão? Capitão, as coisas precisam ser analisadas de outra forma. Tira isso do lado pessoal. Ele não pode atacar um ministro dessa forma. Nem a mim nem a ninguém, capitão. Isso está errado”, afirma Bebianno a Bolsonaro.

O clima de acusações e insatisfações instalou a primeira grande crise do governo Bolsonaro, que culminou com a exoneração de Bebianno nesta segunda-feira (18) e um pedido público de desculpas de Jair Bolsonaro.

(Com informações do portal Exame)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Brasil

Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias