plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS BRASIL

Tomar cerveja pode ajudar a evitar pedra nos rins: verdade ou mentira?

Afinal, tomar cerveja ajuda a evitar a formação de cálculo renal (a famosa pedra no rim)? Isso não é conversa de bar e realmente tem comprovação científica. As informações são do UOL. Um estudo publicado no Clinical Journal of American Society of Nephrol

Afinal, tomar cerveja ajuda a evitar a formação de cálculo renal (a famosa pedra no rim)? Isso não é conversa de bar e realmente tem comprovação científica. As informações são do UOL.

Um estudo publicado no Clinical Journal of American Society of Nephrologu apontou que os entrevistados que consumiram uma lata de cerveja por dia apresentaram risco 41% menor de ter pedra no rim.

A redução na chance de desenvolver o problema também foi observada em quem consumiu moderadamente vinho (33%), café (26%), suco de laranja (12%) e chá (11%).

A pesquisa também apontou que quem tomou refrigerantes teve um aumento de até 33% em ter cálculos. Foram observadas 194 mil pessoas durante oito anos.

ALERTA

No entanto, apesar do benefício, segundo o estudo, médicos não indicam ingerir cerveja para prevenir pedras nos ruins. Eles ainda alertam que não existe uma dose de álcool segura para a saúde.

O excesso de álcool, de acordo com os médicos, pode gerar câncer, AVC, depressão, perda de memória, cirrose, piora no quadro de cálculo renal, dentre outros problemas.

Dentre as principais causas do problema, que atinge três vezes mais os homens do que as mulheres, especialmente com idade entre 20 e 30 anos, estão baixa ingestão de água, consumo excessivo de sódio e proteína, predisposição genética e distúrbios metabólicos.

(Com informações do UOL)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Brasil

Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias