plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS BRASIL

Nove pessoas morreram e até 355 estão desaparecidas em Brumadinho

Ao menos nove pessoas morreram no rompimento de uma barragem da mineradora Vale, em Brumadinho, a cerca de 60 km de Belo Horizonte, Região Metropolitana, segundo balanço do Corpo de Bombeiros divulgado na madrugada deste sábado (26). As informações são do

Ao menos nove pessoas morreram no rompimento de uma barragem da mineradora Vale, em Brumadinho, a cerca de 60 km de Belo Horizonte, Região Metropolitana, segundo balanço do Corpo de Bombeiros divulgado na madrugada deste sábado (26). As informações são do UOL.

As vítimas, retiradas debaixo da lama, ainda não foram identificadas.

Segundo o Corpo de Bombeiros, 189 pessoas foram resgatadas com vida, porém, a estimativa é de que 265 e 355 ainda estejam desaparecidas pelas proximidades da barragem que rompeu, na região da Vila Ferteco, na Pousada Nova Estância e na região do parque das cachoeiras.

TRAGÉDIA

A tragédia que ocorreu na manhã desta sexta-feira (25), em Brumadinho (MG), onde uma barreira da Vale rompeu, inundando a região, pode ser uma das maiores da história do país.

VALE SE POSICIONA

O presidente da Vale, Fábio Schvartsman, se pronunciou oficialmente sobre a tragédia de Brumadinho na tarde desta sexta-feira (25), na sede da empresa, no Rio de Janeiro.

Schvartsman, que assumiu a companhia em 2017 com o lema “Mariana nunca mais”, foi perguntado se a companhia havia aprendido algo com o desastre anterior, ocorrido há três anos.

“Como vou dizer que a gente aprendeu (após o acidente de Mariana) se acaba de acontecer um acidente desses? O que posso dizer foi o que a gente fez depois do acidente. Viramos todas as barragens do avesso e contratamos as melhores auditorias do mundo para verificar o estado de todas elas. Fizemos tudo que a gente entende que era possível para garantir a segurança e a estabilidade. O fato é que não sabemos o que aconteceu e o que ocasionou, mas certamente vamos descobrir”, assegurou.

O executivo admitiu que o número de vítimas no local deve ser elevado, informando que iria pessoalmente ao local da tragédia tentar ajudar. “Vamos resgatar e atender às pessoas e fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para enfrentar essa situação inimaginável. Ainda não sabemos o número de vítimas. A região é de acesso muito difícil e uma região muito afastada. Tinham muitos funcionários da Vale no momento. Infelizmente, deve ter muitas vítimas“, disse.

O presidente da Vale lamentou o novo acidente e disse que a preocupação no momento é com o resgate. “Houve um significativo vazamento e certamente há pessoas atingidas, não sabemos a extensão ainda, não sabemos a causa. O que quero dividir é a nossa consternação e o nosso pesar pelo que aconteceu”, lamentou.

Veja abaixo:

Barragem Inativa e Estável

Apesar da tragédia, Schvartsman afirmou que a barragem que estourou era "estável, considerada normal": “Era uma barragem de minério de ferro da antiga Fertep. É uma barragem que estava não ativa desde 2015. Estava em processo de descomissionamento, mas era uma barragem estável com laudo externo que garantia estabilidade dela abuslolutamente normal”, descreveu.

O presidente da empresa pediu desculpas pelo ocorrido e prometeu investigação rápida e profunda sobre as causas do rompimento da barragem. “Não sabemos o que aconteceu. Mas desde já quero pedir as nossas sinceras desculpas pelo sofrimento que está sendo causado, não importa a causa. Isso é inaceitável. Vamos fazer uma investigação rápida e profunda para descobrir o que aconteceu. E vamos tomar as providências que forem necessárias”, falou.

Sobre os rejeitos do atual acidente, ele ainda não tem muitos detalhes: “É rejeito inerte”, disse.

(Com informações do UOL)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Brasil

Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias