plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS BRASIL

Presidente da Vale pede desculpas e diz que barragem estava 'absolutamente normal'

O presidente da Vale, Fábio Schvartsman, se pronunciou oficialmente sobre a tragédia de Brumadinho na tarde desta sexta-feira (25), na sede da empresa, no Rio de Janeiro. Schvartsman, que assumiu a companhia em 2017 com o lema “Mariana nunca mais”, foi p

O presidente da Vale, Fábio Schvartsman, se pronunciou oficialmente sobre a tragédia de Brumadinho na tarde desta sexta-feira (25), na sede da empresa, no Rio de Janeiro.

Schvartsman, que assumiu a companhia em 2017 com o lema “Mariana nunca mais”, foi perguntado se a companhia havia aprendido algo com o desastre anterior, ocorrido há três anos.

“Como vou dizer que a gente aprendeu (após o acidente de Mariana) se acaba de acontecer um acidente desses? O que posso dizer foi o que a gente fez depois do acidente. Viramos todas as barragens do avesso e contratamos as melhores auditorias do mundo para verificar o estado de todas elas. Fizemos tudo que a gente entende que era possível para garantir a segurança e a estabilidade. O fato é que não sabemos o que aconteceu e o que ocasionou, mas certamente vamos descobrir”, assegurou.

O executivo admitiu que o número de vítimas no local deve ser elevado, informando que iria pessoalmente ao local da tragédia tentar ajudar. “Vamos resgatar e atender às pessoas e fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para enfrentar essa situação inimaginável. Ainda não sabemos o número de vítimas. A região é de acesso muito difícil e uma região muito afastada. Tinham muitos funcionários da Vale no momento. Infelizmente, deve ter muitas vítimas“, disse.

O presidente da Vale lamentou o novo acidente e disse que a preocupação no momento é com o resgate. “Houve um significativo vazamento e certamente há pessoas atingidas, não sabemos a extensão ainda, não sabemos a causa. O que quero dividir é a nossa consternação e o nosso pesar pelo que aconteceu”, lamentou.

Veja abaixo:

Barragem Inativa e Estável

Apesar da tragédia, Schvartsman afirmou que a barragem que estourou era "estável, considerada normal": “Era uma barragem de minério de ferro da antiga Fertep. É uma barragem que estava não ativa desde 2015. Estava em processo de descomissionamento, mas era uma barragem estável com laudo externo que garantia estabilidade dela abuslolutamente normal”, descreveu.

O presidente da empresa pediu desculpas pelo ocorrido e prometeu investigação rápida e profunda sobre as causas do rompimento da barragem. “Não sabemos o que aconteceu. Mas desde já quero pedir as nossas sinceras desculpas pelo sofrimento que está sendo causado, não importa a causa. Isso é inaceitável. Vamos fazer uma investigação rápida e profunda para descobrir o que aconteceu. E vamos tomar as providências que forem necessárias”, falou.

Sobre os rejeitos do atual acidente, ele ainda não tem muitos detalhes: “É rejeito inerte”, disse.

(Fonte: Uol)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Brasil

Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias