plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS BRASIL

Fogo na Babilônia! Conheça Cleiton Rasta, o DJ do 'Cabeça de gelo'

José Aletácio da Silva, 30 anos, é natural de Cajueiro, cidade do interior de Alagoas com pouco mais de 20 mil habitantes. Não sabe de quem estamos falando? Pois é, talvez facilite ver o modo pelo qual ele ficou conhecido: Cleiton Rasta, DJ que é um dos p

José Aletácio da Silva, 30 anos, é natural de Cajueiro, cidade do interior de Alagoas com pouco mais de 20 mil habitantes. Não sabe de quem estamos falando? Pois é, talvez facilite ver o modo pelo qual ele ficou conhecido: Cleiton Rasta, DJ que é um dos principais ícones da "memesfera" do país e cedeu uma entrevista exclusiva ao DOL nas últimas semanas.

O DJ "Cabeça de Gelo" ficou mais conhecido anos atrás com um vídeo em que apresentava de forma, digamos, 'peculiar' e divertida a música "Fogo na Babilônia", composição de Shalom Israel. Curiosamente, não foi o cantor que ficou tão conhecido, mas sim o DJ.

O vídeo, que faz parte de um dos 4 DVDs que Rasta possui, é de 2014 e rapidamente viralizou. Divisor de águas na carreira de Cleiton, hoje conta com mais de 1 milhão de visualizações em uma de suas principais versões. No entanto, nem sempre foi assim.

COMO TUDO COMEÇOU

Há cerca de uma década, o jovem José Aletácio já frequentava festas de reggae em Cajueiro e em Maceió, capital alagoana. Segundo ele, é tradição na cidade sempre apresentar alguém falando seu nome de forma "errada", em geral para fazer alguma brincadeira antes de revelar o verdadeiro nome. Foi assim que ele ganhou o codinome "Cleiton", que anos depois se tornaria sua rubrica.

O "batismo" foi feito, de forma brincalhona, é claro, por um amigo chamado Jamesson. Foi ainda o mesmo amigo que curtiu com Cleiton as festas de um dos principais DJs da época: Cebola Rasta, do qual o já Cleiton retirou o sobrenome. "Peguei o Rasta dele, ouvi a vinheta dele falando 'Cebola rasta', eu achei que seria massa".

Visualizar esta foto no Instagram.

Esse bicho tá desconsiderando nêgo O nêgo é cabeça de gelo🔥🔥🔥

Uma publicação compartilhada por Dj Cleiton Rasta (@djcleitonrasta) em

Pronto! De uma brincadeira com o nome e apropriação de um "sobrenome", nascia assim Cleiton Rasta. O sucesso, no entanto, só viria 4 anos depois, com a produção e lançamento do DVD em parceria com Edvaldo Pedra. Em áudio, ele explicou como ocorreu este processo, que estava longe de ser esperado:

O reconhecimento não é aleatório e vai bem além da própria música: com propriedade e atenção não somente aos clássicos do reggae, como também às produções regionais, Cleiton cita como principais influências a banda Vibração Rasta; o cantor Edson Gomes (autor de Fogo na Babilônia) e, é claro, o grande nome do reggae no mundo, Bob Marley.

Isto pode ser melhor percebido em seus 29 CDs e 4 DVDs, sendo um feito em parceria com Edvaldo Pedra, já citado acima, justamente o que o tornou mais visível quando se tornou meme nacional.

DO MEME AO SONHO

Você tem vontade de ser (re)conhecido? E se fosse de forma espontânea, como um meme na internet? Pois foi isto que ocorreu com Cleiton Rasta. O que poderia incomodar muitas pessoas termina sendo interessante para o DJ.

"É legal, né?! A música estourou (referindo-se à "Cabeça de gelo", está em todo os grupos, no Facebook, no WhatsApp, sempre tem um meme. Isso ajuda, ajuda bastante a divulgação dos artistas. Só tenho a agradecer a todos, a galera que compartilha meu trabalho!"

Visualizar esta foto no Instagram.

DJ CLEITON RASTA O FENÔMENO DA INTERNET

Uma publicação compartilhada por Dj Cleiton Rasta (@djcleitonrasta) em

Tantos compartilhamentos provocaram mudanças na agenda do músico. Os shows em Cajueiro e outas cidades de Alagoas permanecem praticamente semanais, mas cada vez mais ele roda o país se apresentando. Sem ser convidado até o momento para tocar em Belém, um dos locais que mais recebem apresentações de Cleiton é São Paulo, onde fez vários shows no fim do ano passado.

Visualizar esta foto no Instagram.

Um feliz dia das crianças debochando legal 💚💛❤

Uma publicação compartilhada por Dj Cleiton Rasta (@djcleitonrasta) em

Fama? Ostentação? A trajetória de Cleiton Rasta poderia apontar para isto, mas o jovem passa longe desses hábitos. Seu grande sonho ainda é, com seu trabalho e talento, conseguir alcançar o que milhões de brasileiros ainda almejam: "meu maior sonho é ter minha própria casa. Eu ainda moro de aluguel, ainda pago aluguel, a gente sabe que é chato. É um dos meus sonhos: conseguir minha própria casa pra construir a minha família". Com simplicidade, pés no chão e muitos sons, é isto que que ele segue buscando. Alguém duvida que ele conseguirá?

Texto: Enderson Oliveira/ Coordenação DOL

Artes e vídeo: Gabriel Caldas/ Multimídia DOL

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Brasil

Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias