plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS BRASIL

Após tragédia em submarino, Argentina está 'de olho' em embarcação do Brasil

A Marinha do Brasil lançou o primeiro dos cinco submarinos que tem planos de construir. O Riachuelo tem 72 metros de comprimento e capacidade para 35 tripulantes. Hoje estivemos presentes em Itaguaí-RJ para Cerimônia de Lançamento ao Mar do Submarino R

A Marinha do Brasil lançou o primeiro dos cinco submarinos que tem planos de construir. O Riachuelo tem 72 metros de comprimento e capacidade para 35 tripulantes.

O submarino faz parte de um acordo de cooperação com a França, que contempla o desenvolvimento de um submarino de propulsão nuclear.

Segundo o portal argentino Clarín, embora o governo da Argentina não revele, diferentes setores militares e diplomáticos informaram que o submarino está incomodando, principalmente devido ao desaparecimento da ARA San Juan há pouco mais de um ano, com 44 tripulantes a bordo e sem nenhum orçamento no horizonte extra para o reequipamento militar.

Com a tragédia de ARA San Juan, hoje restam apenas dois navios para o país que já foi líder nesse desenvolvimento, segundo o “Clarín”.

O Riachuelo Brasileiro foi lançado no Complexo Naval de Itaguí, próximo ao Rio de Janeiro. Serão feitos testes do porto por dois anos para avaliar sua estabilidade e flutuabilidade para então incorporá-lo à frota de submarinos. O tipo Scorpene, pesa 1.800 toneladas, é equipado com torpedos e mísseis, e pode ser de até 70 dias submerso a 300 metros de profundidade.

A construção do Riachuelo inclui transferência de tecnologia e cooperação militar por 6,7 bilhões de euros (aproximadamente US $ 7,6 bilhões). 250 engenheiros e técnicos da Marinha que receberam treinamento em Cherbourg (França) trabalham nos estaleiros brasileiros.

(Com informações do portal Clarín)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Brasil

Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias