Edição do dia

Edição do dia

Leia a edição completa grátis


23°
R$

Notícias / Notícias Brasil

Notícias Brasil

Quer saber como tirar nota 1000 na redação do Enem? Confira as dicas do DOL!

sábado, 27/10/2018, 10:28 - Atualizado em 27/10/2018, 11:03 - Autor:


Faltam poucos dias para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e a redação é considerada pela maioria dos candidatos a parte mais delicada da avaliação. Isso é totalmente compreensível, já que a produção textual representa a metade da nota total do exame. E claro, todo cuidado é pouco! Ter um bom resultado e alcançar uma excelente nota na redação é essencial para alcançar aquela tão sonhada vaga no ensino superior. Pensando nisso, o DOL separou algumas dicas pra você garantir a nota máxima. Confira:


1 -  Não deixe para a última hora


É normal que o candidato fique ansioso e acabe se atrapalhando um pouco com o tempo para a realização da prova. Porém, deixar a redação para a última hora pode ser um erro fatal. O ideal é programar um tempo que te garanta a tranquilidade necessária para uma boa produção textual. Com o tempo corrido, você pode perder um pouco em relação a algumas competências, Além disso, podem ocorrer desvios de ortografia e acentuação, por exemplo. Então, já sabe, não deixe a redação para o último momento. 


2 - Fique atento às competências exigidas pelo Inep


Durante o exame, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), cobra cinco competências que os candidatos devem respeitar na hora de escrever a redação. A primeira trata sobre a compreensão da norma padrão, ou seja, o candidato deve escrever conforme os preceitos da norma padrão. A segunda trabalha com três tópicos: o entendimento da proposta, a tipologia textual (texto dissertativo, argumentativo) e repertório sociocultural legitimado. Na terceira competência o estudante deve reconhecer as ideias e a organização do texto. Já na quarta é necessário identificar os elementos linguísticos presentes na produção textual, no caso, as conjunções, os advérbios e os pronomes, que tratam da coesão textual. Por fim, a quinta competência está relacionada com a proposta de intervenção, onde o candidato precisa atribuir uma proposta diante dos direitos humanos a fim de reconhecer a temática da prova do Enem.


3 - Leitura de notícias


Manter-se informado sobre as atualidades, que podem ser inseridas em questões do caderno de prova ou até mesmo na temática da produção textual, é essencial para que o candidato tenha um bom desempenho durante a escrita. Claro que essa leitura deve ser feita em jornais e mecanismos responsáveis. É importante ressaltar que os estudantes devem procurar ler textos de fontes confiáveis, escapando das fake news e notícias de preconceito linguístico. 


(Com informações do Metrópoles)

Conteúdo Relacionado


0 Comentário(s)

MAISACESSADAS