plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS BRASIL

Com promessa de 750 vagas de emprego, obras em barragem de Mariana começam hoje

A mineradora Samarco começa nesta segunda-feira (11) as obras para a preparação do novo espaço para estocar rejeitos no Complexo do Germano, aonde ocorreu o desastre em 5 de novembro de 2015. No pico das obras, a intervenção deve gerar cerca de 750 empreg

A mineradora Samarco começa nesta segunda-feira (11) as obras para a preparação do novo espaço para estocar rejeitos no Complexo do Germano, aonde ocorreu o desastre em 5 de novembro de 2015. No pico das obras, a intervenção deve gerar cerca de 750 empregos diretos e indiretos.

A previsão é de que as obras durem cerca de 10 meses. A mineradora está preparando a cava de Alegria Sul para receber os dejetos de minério de ferro gerados no Complexo do Germano, que estava paralisado desde o rompimento da Barragem do Fundão.

A cava se trata do local da onde o minério é extraído. A intervenção formará um buraco que poderá estocar cerca de 16 milhões de metros cúbicos de material proveniente do processo minerário.

A empresa já tinha licença desde dezembro de 2017, mas ainda havia tratativas com o Ministério Público de Minas Gerais. “Por possuir uma formação rochosa e estável, (a cava) permite a contenção segura do rejeito nela depositado”, diz a Samarco em nota.

A Samarco informou que 75% das vagas ofertadas para trabalhar na preparação da nova cava são para a mão-de-obra local. A empresa é comandada pelas gigantes BHB Billiton (anglo-australiana) e Vale (brasileira).

Tragédia de Mariana

Em novembro de 2015, a Barragem do Fundão rompeu e causou o despejo de 35 milhões de metros cúbicos de lama e rejeitos de ferro na Bacia Hidrográfica do Rio Doce. A tragédia atingiu 500 mil pessoas em 39 municípios de Minas Gerais e Espírito Santo, além de 19 mortes.

Muitas pessoas também ficaram sem moradia, devido à enxurrada de lama e rejeitos que tomou conta de várias comunidades.

Com a paralisação das atividades, centenas de pessoas também perderam seu emprego na empresa e nas terceirizadas, que prestavam serviço.

(Com informações de Estado de Minas)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Brasil

Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias