plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS BRASIL

Congresso dos EUA pede que Brasil apresente provas contra Lula

O Congresso dos Estados Unidos enviou nesta quinta-feira (26/7) ao embaixador do Brasil em Washington, Sérgio Silva do Amaral, uma carta, assinada por 29 congressistas, pedindo explicações do governo brasileiro sobre a condenação do ex-presidente Luiz Iná

O Congresso dos Estados Unidos enviou nesta quinta-feira (26/7) ao embaixador do Brasil em Washington, Sérgio Silva do Amaral, uma carta, assinada por 29 congressistas, pedindo explicações do governo brasileiro sobre a condenação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). No documento, os parlamentares dizem se unir a vozes de outros líderes mundiais, como os presidentes do Chile e da França, além do primeiro ministro espanhol.

Segundo o pedido dos integrantes do Parlamento norte-americano, as acusações contra Lula não foram provadas. O processo judicial em que culminou com a prisão do petista é chamado de “altamente questionável e político, levando a crer que o único motivo de sua prisão é prevenir que ele não se candidate nessas eleições”. No texto, os parlamentares dizem ainda que a luta contra a corrupção não deve ser usada como justificativa para perseguir oponentes políticos.

Em outra parte da carta, o grupo se mostra preocupado com a violação dos direitos humanos, citando a morte da vereadora do PSOL Marielle Fraco e os assassinatos de defensores ambientais no país. Pedem também ao Brasil que facilite uma investigação independente no assassinato da vereadora.

Os congressistas falam ainda sobre a Emenda Constitucional do teto de gastos, instituída pelo presidente Michel Temer. “Desde que assumiu o poder através do processo de impeachment, o presidente Temer em governo de extrema-direita instituiu o congelamento de gastos, cortando importantes investimentos em programas vitais de saúde e educação, um ataque aos trabalhadores”, diz o texto.

Ao final do documento, os congressistas fazem um apelo para que as autoridades judiciais e politicas brasileiras garantam eleições justas e proteção aos direitos humanos no país.

(Fonte: UOL)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Brasil

Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias