plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS BRASIL

Após polêmica, PSDB tira do ar gráfico que distorce intenções de voto em Doria

Um gráfico que mostrava uma barra distorcida das intenções de voto de João Doria, pré-candidato tucano ao governo paulista, foi retirada da página do PSDB-SP no Facebook após viralizar nas redes sociais. A imagem trazia os números da última pesquis

Um gráfico que mostrava uma barra distorcida das intenções de voto de João Doria, pré-candidato tucano ao governo paulista, foi retirada da página do PSDB-SP no Facebook após viralizar nas redes sociais.
A imagem trazia os números da última pesquisa Ibope, em que Doria aparece com 22% das intenções de voto, seguido de Paulo Skaf (15%), do MDB, Luiz Marinho (4%), do PT, e Márcio França (3%), do PSB.
Só que a barra dos 22% de Doria batia quase na marca dos 90% do gráfico -o que também transformou, na representação, os 7 pontos de vantagem sobre Skaf em quase 70 pontos.
O gráfico da pesquisa foi alvo de críticas e piadas nas redes sociais (Foto: reprodução)
Segundo a assessoria de Doria, a arte não foi produzida pela equipe de comunicação do pré-candidato, e o tucano pediu que o material fosse retirado do ar assim que soube de sua publicação.
A assessoria de comunicação do PSDB explicou que "recebeu o material de militantes e o publicou", sem revisar. "É preciso ressaltar, no entanto, que erros de escala não anulam a informação principal do gráfico: o fato de o candidato do PSDB, João Doria, estar em primeiro lugar na pesquisa Ibope", disse a assessoria, acrescentando que o PSDB "não utiliza de expedientes duvidosos para ressaltar seus candidatos".
A barra dos 22% também é representada bem maior que a de 40% dos votos brancos e nulos (mais que o dobro, na verdade).
Outros números também foram distorcidos no gráfico: os 15% de Skaf batem na linha dos 20%, os 4% de Marinho ultrapassam a marca dos 10%, e os 10% que declararam não saber o voto são representados por uma barra menor que a de 3% dos eleitores de França.
Como se não bastassem os erros numéricos, Rogério Chequer é colocado como pré-candidato da Rede, e não do partido Novo.
(Folhapress)
VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Brasil

Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias