plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS BRASIL

Mais de 80% dos médicos não sabem interpretar resultado de mamografia e diabetes

Mais de 60% dos recém-formados em Medicina foram aprovados no exame do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp) pela primeira vez em dez anos. E, apesar de aparentemente, ser um resultado louvável, mostrou que é preocupante. Um leva

Mais de 60% dos recém-formados em Medicina foram aprovados no exame do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp) pela primeira vez em dez anos. E, apesar de aparentemente, ser um resultado louvável, mostrou que é preocupante.

Um levantamento feito pelo próprio CRM afirmou que 88% dos recém-formados não souberam interpretar um resultado de mamografia; e que 78% erraram o diagnóstico de diabetes.

Além disso, 60% demonstraram pouco conhecimento sobre doenças parasitárias e 40% não souberam fazer nem a suspeita de um caso de apendicite aguda. A prova é considerada de nível médio para fácil e os números preocuparam os coordenadores do exame.

“Se o médico não sabe fazer um diagnóstico de diabete e câncer de mama, que estão na rotina, é muito complicado. Temos discutido com as escolas de Medicina, que vão receber o resultado. Um indivíduo que não sabe dessas coisas não exerce a Medicina em países como os Estados Unidos, Canadá e Portugal. Estamos propondo um curso de reciclagem do conhecimento médico para proteger a população”, destaca Bráulio Luna Filho, primeiro secretário do Cremesp e coordenador do exame.

O levantamento mostrou que, diante esse quadro assustador, não há desempenho positivo que se faça presente. O momento exigiu reflexão por parte dos organizadores, que agora decidiram lançar uma campanha para que o exame se torne obrigatório para todo o país. Com a meta de reunir 500 mil assinaturas, a expectativa é que seja encaminhado para o Congresso Nacional.

(Com informações do Estadão)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Brasil

Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias