Edição do dia

Edição do dia

Leia a edição completa grátis

Previsão do Tempo
24°
cotação atual R$

Notícias / Notícias Brasil

Notícias Brasil

Belém tem uma das piores condições de vida do Brasil

domingo, 21/01/2018, 21:43 - Atualizado em 21/01/2018, 22:31 - Autor:


O estudo “Tipologia Intraurbana: Espaços de diferenciação socioeconômica nas Concentrações Urbanas do Brasil”, do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), analisa concentrações urbanas com mais de 300 mil habitantes do Brasil para traçar um perfil das condições de vida nas cidades. Na escala comparativa das capitais brasileiras, Belém se apresenta como uma das cidades com as piores condições de vida do Brasil. 


A pesquisa usa dados do Censo de 2010 para 13 variáveis socioeconômicas, como saneamento básico, grau de instrução, rendimento domiciliar, domicílios com internet, domicílios de alvenaria e densidade domiciliar. A partir das variáveis, o estudo classificou as diferentes áreas da cidade com a seguinte escala:



Na Região Metropolitana de Belém é possível ver que a miséria está praticamente toda concentrada em Icoaraci, Ananindeua, Marituba e Benevides apresentam alto grau de condições consideradas precárias ou baixíssimas. Veja como ficou classificado o território de Belém e regiões metropolitanas de acordo com o estudo:



Entre as capitais da região norte, Palmas-TO é a única que apresenta evolução no índice de desenvolvimento. Em relação as 27 capitais nacionais analisadas, teremos o seguinte gráfico:



(Fonte: Nexo)

Conteúdo Relacionado


0 Comentário(s)

MAISACESSADAS