O presidente da República Michel Temer esteve, no início da tarde desta quinta-feira (14), no município de São Geraldo do Araguaia, sul do Pará, juntamente com ministros como Helder Barbalho (Integração Nacional), e assinou a ordem de serviço da construção da ponte sobre o Rio Araguaia, que irá ligar os municípios de Xambioá, no Tocantins, e São Geraldo do Araguaia, no Pará, na BR-153. O projeto deve beneficiar cerca de 40 mil pessoas dos dois Estados.
Na manhã de hoje, foi feita a inauguração em território tocantinense, às margens do Araguaia no município de Xambioá.
Em São Geraldo do Araguaia (PA), assinei ordem de serviço p/ o início das obras, o que facilitará o escoamento da produção entre os estados. pic.twitter.com/vIYB4iGcL8
— Michel Temer (@MichelTemer) 14 de setembro de 2017
A ponte era aguardada pelos habitantes da região há mais de 30 anos e, agora, com a autorização, tem previsão de ser concluída em três anos.
A ponte terá 1,7 mil metros e ligará os municípios pela BR-153 (conhecida como rodovia Transbrasiliana, com investimentos da ordem de R$ 132 milhões. A rodovia é estratégica para os produtores da região do Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia).
A expectativa é de que a obra melhore a logística e a infraestrutura da rodovia.
“Estamos atendendo a uma antiga demanda popular e do setor produtivo, fundamental para o progresso econômico desta fronteira agrícola do País”, escreveu o presidente da República no Twitter pessoal.
Estamos atendendo a uma antiga demanda popular e do setor produtivo, fundamental para o progresso econômico desta fronteira agrícola do País
— Michel Temer (@MichelTemer) 14 de setembro de 2017
Integração Nacional
Já o ministro Helder Barbalho destacou a importância da ponte para a economia paraense.
“É um momento histórico para o nosso Estado. A ponte promove a união pelo crescimento da economia do Pará e vai contribuir de maneira significativa para a melhoria de vida da nossa população. Valeu a pena todo o nosso empenho, toda a nossa luta”, comemora o ministro Helder Barbalho, que teve participação decisiva para que a obra fosse colocada na agenda do governo federal.
Helder Barbalho também lembrou que o início da obra só foi possível graças à soma de esforços das bancadas federais de ambos os estados para alocar recursos e fazer a obra figurar no Plano de Aceleração do Crescimento (PAC).
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Dos R$ 160 milhões previstos para a obra, R$ 100 milhões foram garantidos no orçamento de 2016 via emenda destinada pelas bancadas federais do Pará e do Tocantins. As ementas foram feitas em caráter impositivo.
“Estamos todos muito felizes por termos contribuído para a chegada deste momento histórico. É um sonho que vai se materializando, com a ligação com a vizinha Xambioá e o aumento do fluxo de transporte de carga e viagem de veículos menores, contribuindo para a economia local”, comemorou o deputado estadual João Chamon (PMDB-PA), que esteve em várias ocasiões em Brasília para pressionar o governo federal para dar início à obra.
“Estou feliz, porque essa é sem dúvida uma grande notícia para os povos do Pará e Tocantins, principalmente os moradores de São Geraldo, que sempre sonharam com essa integração entre as duas cidades”, destacou a deputada federal Júlia Marinho (PSC-PA).
“Em breve, a população da região deixará de utilizar balsas para a travessia deste trecho. Isso melhorará a logística de escoamento da produção local e regional”, afirmou o ministro dos Transportes, Maurício Quintella.
.@MichelTemer: Mais do que integrar os dois Estados hoje com esta ponte, hoje vamos fazer uma ponte para o País
— Agora No Planalto (@AgoraNoPlanalto) 14 de setembro de 2017
(DOL com informações do portal Planalto e Luiza Mello/Diário do Pará)
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