Edição do dia

Edição do dia

Leia a edição completa grátis


25°
R$

Notícias / Notícias Brasil

Notícias Brasil

"Charlie Charlie": alunos desmaiam após "brincar"

sexta-feira, 29/05/2015, 21:42 - Atualizado em 29/05/2015, 23:46 - Autor:


O Desafio de Charlie, uma brincadeira de 'invocar espíritos', terminou com adolescentes socorridos em macas, desmaios e vômitos, em cinco escolas de Manaus (AM), na quarta (27) e na quinta-feira (28).


Segundo reportagem da Folha de S. Paulo, o problema ocorreu com alunos de 12 a 14 anos e o caso envolveu o Conselho Tutelar, a Secretaria da Educação e até um padre.


A brincadeira consiste em "conversar" com espíritos que se manifestariam pelas palavras "sim" e "não" escritas em um papel. Dois lápis, em forma de cruz, indicam a resposta do além. Vários vídeos com a brincadeira foram compartilhados nas redes sociais nesta semana.


Na escola José Carlos Mestrinho, os pais dos alunos e o Conselho Tutelar foram chamados para uma reunião, na quinta-feira. 


Veja o vídeo de uma situação em uma escola da Manaus:


 



Houve casos semelhantes em outras quatro escolas, segundo a Secretaria da Educação e o Conselho Tutelar.


"Vi amigas vomitando e com muita tontura. Eu só fiquei com tontura, mas foi muito assustador", disse a aluna Maria (nome fictício), 13, à reportagem da Folha.


O padre José Amarildo Luciano da Silva, da paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no bairro Educandos, disse que foi procurado por famílias preocupadas.


"As características indicam histeria coletiva, não a presença do diabo. As famílias têm de saber onde e com quem seus filhos estão andando."


Nelson Pedro-Silva, docente do departamento de psicologia da Unesp de Assis (SP), concorda com a hipótese de histeria coletiva. "Os sintomas que apresentaram indicam perda do controle, típico da adolescência", disse.


Nesta sexta-feira (29), muitos sites informam que a brincadeira nada mais é do que a ação promocional de um filme.


(DOL)

Conteúdo Relacionado


0 Comentário(s)

MAISACESSADAS