plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS BRASIL

"Charlie Charlie": alunos desmaiam após "brincar"

O Desafio de Charlie, uma brincadeira de 'invocar espíritos', terminou com adolescentes socorridos em macas, desmaios e vômitos, em cinco escolas de Manaus (AM), na quarta (27) e na quinta-feira (28). Segundo reportagem da Folha de S. Paulo, o problema o

O Desafio de Charlie, uma brincadeira de 'invocar espíritos', terminou com adolescentes socorridos em macas, desmaios e vômitos, em cinco escolas de Manaus (AM), na quarta (27) e na quinta-feira (28).

Segundo reportagem da Folha de S. Paulo, o problema ocorreu com alunos de 12 a 14 anos e o caso envolveu o Conselho Tutelar, a Secretaria da Educação e até um padre.

A brincadeira consiste em "conversar" com espíritos que se manifestariam pelas palavras "sim" e "não" escritas em um papel. Dois lápis, em forma de cruz, indicam a resposta do além. Vários vídeos com a brincadeira foram compartilhados nas redes sociais nesta semana.

Na escola José Carlos Mestrinho, os pais dos alunos e o Conselho Tutelar foram chamados para uma reunião, na quinta-feira.

Veja o vídeo de uma situação em uma escola da Manaus:

Houve casos semelhantes em outras quatro escolas, segundo a Secretaria da Educação e o Conselho Tutelar.

"Vi amigas vomitando e com muita tontura. Eu só fiquei com tontura, mas foi muito assustador", disse a aluna Maria (nome fictício), 13, à reportagem da Folha.

O padre José Amarildo Luciano da Silva, da paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no bairro Educandos, disse que foi procurado por famílias preocupadas.

"As características indicam histeria coletiva, não a presença do diabo. As famílias têm de saber onde e com quem seus filhos estão andando."

Nelson Pedro-Silva, docente do departamento de psicologia da Unesp de Assis (SP), concorda com a hipótese de histeria coletiva. "Os sintomas que apresentaram indicam perda do controle, típico da adolescência", disse.

Nesta sexta-feira (29), muitos sites informam que a brincadeira nada mais é do que a ação promocional de um filme.

(DOL)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Brasil

Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias