plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 24°
cotação atual R$


home
DICAS DE SEGURANÇA

10 distrações no carro que multiplicam risco de assaltos

Confira toda orientação necessária para evitar ser vitima de criminosos no trânsito.

Imagem ilustrativa da notícia 10 distrações no carro que multiplicam risco de assaltos camera Uma câmera de segurança interna de um veículo flagrou criminosos tentando assaltar um motorista no trânsito. | ( Divulgação )

Quem dirige ou anda de carro está sujeito ao ataque de criminosos, principalmente nas grandes capitais. Todos estão à mercê da criminalidade, seja no embarque ou no desembarque, como também ao ficar parado em congestionamentos, ou até mesmo em sinais.

São nesses momentos que criminosos se aproveitam para atacar veículos em busca de objetos de valor, dinheiro ou a prática de sequestro-relâmpago.

NOTÍCIAS RELACIONADAS:

Para evitar esse tipo de problema, confira algumas orientações disponíveis no Manual de Auto Proteção da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

1 - Reagir ou negociar com assaltantes

Se acontecer alguma abordagem criminosa, nunca reaja. “Quanto mais cedo você identificar a iminência de uma crise, mais opções terá para evitá-la. Contudo, em caso de assalto, a orientação é entregar os bens materiais sem discutir. A prioridade é sair ileso da situação.” Fábio Henriques, policial federal e instrutor de defesa pessoal.

Quer ler mais notícias de dicas como essa? Acesse o nosso canal no WhatsApp!

2 - Ficar dentro do carro em via pública

Fabio orienta se aproximar do veículo já com a chave na mão, se ela não for do tipo presencial. Após entrar no carro, tranque imediatamente as portas, dê a partida no motor e vá embora o mais rápido possível.

“Seja rápido no embarque e no desembarque do veículo, pois esse é o momento de maior vulnerabilidade. Se puder, não deixe o automóvel na rua.” Orienta.

3 - Desatenção antes do embarque e do desembarque

Observe o entorno do veículo antes de estacionar. Se possível, dê a volta no quarteirão para verificar a presença de alguém suspeito nos arredores de onde você pretende deixar o carro.

Na hora de ir embora, faça a mesma coisa: se você constatar alguma atitude suspeita, não se aproxime do veículo.

4 - Deixar o veículo ligado com criança dentro

Sair do automóvel com o motor ligado é outro erro muito comum, as portas destravadas e algum ocupante no seu interior - especialmente crianças.

Mesmo se a parada for rápida, existe a chance de bandidos levarem o carro com alguém dentro. “Os criminosos buscam oportunidades. Não corra esse risco.” Diz.

5 - Deixar objetos visíveis dentro do carro

Atenção, estacionar o veículo com bolsas e outros objetos visíveis atrai bandidos. Mesmo que não sejam itens de valor, sua exposição já pode ser suficiente para motivar arrombamentos e furtos.

Cuidado, com isso um ou mais criminosos podem ficar aguardando a chegada do motorista para assaltá-lo, assim que ele destravar as portas.

6 - Oferecer ajuda a pane mecânica

Uma tática recorrente de assaltantes é simular pane mecânica, especialmente em localidades ermas e à noite. Um motorista bem intencionado para, com a intenção de ajudar, e acaba caindo em uma armadilha.

Se você passar por pessoas pedindo ajuda, por falha mecânica ou acidente, não pare. Telefone para a polícia ou para o serviço de resgate e peça socorro. Frase do Manual de Auto Proteção, da PM.

7 - Rodar com portas destravadas e vidros abertos

Certifique-se de que as portas estejam sempre trancadas com o veículo em movimento. Hoje, muitos carros travam automaticamente as portas acima de determinada velocidade, porém, nem todos são assim.

Transite sempre com as janelas fechadas. Isso reduz o risco de abordagem por assaltantes em paradas rápidas, como em semáforos, por exemplo.

8 - Aceitar ajuda mecânica de estranhos

Segundo a PM, criminosos podem sabotar o carro enquanto ele estiver parado na rua. A estratégia funciona para renderem o motorista em seguida.

Caso o veículo apresente pane mecânica logo após a saída, desconfie caso em seguida apareça algum estranho oferecendo ajuda, recuse-a. "Pode se tratar de uma armadilha. Chame o socorro de urgência de sua confiança", recomenda a corporação. Pare o automóvel em local iluminado para pedir auxílio, como um posto de combustível.

9 - Demonstrar distração no semáforo

Criminosos se aproveitam de semáforos e lombadas, onde o condutor é obrigado a parar ou a reduzir a velocidade, para agirem. Se o motorista estiver distraído, esse é outro gatilho para ações criminosas.

Não deixe de observar ao redor e verifique a eventual aproximação de suspeitos.

10 - Abrir as portas a distância

Abra as portas apenas no momento de entrada. Na hora de estacionar, tranque-as e saia com o veículo o mais rapidamente possível.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Brasil

Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias