plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
EDUCAÇÃO

MEC divulgou lista errada do Sisu antes da análise de cotas

O Ministério da Educação (MEC), informou que houve uma divulgação equivocada de notas do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) que foram divulgadas antes da avaliação do sistema de cotas

Imagem ilustrativa da notícia MEC divulgou lista errada do Sisu antes da análise de cotas camera As notas do Sisu foram divulgadas no último dia 31. | (Reprodução)

Ao longo desta semana, uma situação inusitada marcou o processo de divulgação dos aprovados no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2024, com uma falha relacionada à antecipação dos resultados antes da aplicação das novas regras de cotas nas listas finais.

O Sisu, que passou por alterações em 2023, avalia todos os candidatos, inicialmente, sem distinção de cotas. Caso os candidatos cotistas não alcancem a pontuação necessária para aprovação na concorrência ampla, são então direcionados para uma análise dentro da política afirmativa. Esse processo, no entanto, é complexo, envolvendo até oito etapas de análise, considerando critérios como renda, raça e escola pública.

CONTEÚDOS RELACIONADOS:

O cerne do problema reside na antecipação do processo de divulgação, com o sistema anunciando a ordem dos candidatos supostamente aprovados antes da conclusão de todas as avaliações dentro das cotas.

Como resultado, alguns candidatos, que inicialmente foram aprovados, acabaram perdendo a vaga, pois não mais constavam na lista final de ingresso na universidade pelo Sisu.

Na última sexta-feira (02), o Ministério da Educação (MEC) confirmou oficialmente o ocorrido, descrevendo-o como uma "divulgação indevida de resultados provisórios, ainda não homologados, durante 25 minutos", um dia antes da data programada para o anúncio oficial das aprovações pelo sistema. O MEC se comprometeu a investigar o vazamento de dados.

Quer mais notícias do Brasil? Acesse nosso canal no WhatsApp

O cronograma original do MEC previa a divulgação dos resultados em 31 de janeiro, mas foi adiado devido a problemas técnicos. Já na manhã de terça-feira (30), ocorreu um incidente prévio, quando alguns candidatos conseguiram acessar o Portal Único de Acesso ao Ensino Superior para visualizar os resultados. O ministério emitiu uma nota informando o reinício dos "protocolos de homologação".

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Brasil

Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias