plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
DOENÇA CONTAGIOSA

Surto de sarna atinge refugiados afegãos no aeroporto de SP

O surto de sarna foi identificado por médicos da Prefeitura de Guarulhos na semana passada e confirmado por profissionais de saúde de ONGs que atendem as famílias que deixaram o Afeganistão após a volta do Talibã ao poder

Imagem ilustrativa da notícia Surto de sarna atinge refugiados afegãos no aeroporto de SP camera Diante do surto, várias medidas foram adotadas nos acampamentos improvisados, fornecendo banhos, higienização das áreas comuns e a troca de roupa dos imigrantes com a doença | Rovena Rosa/Agência Brasil

Cerca de 20 refugiados afegãos que estão abrigados no Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP) foram diagnosticados com escabiose, também conhecida como sarna, na última quinta-feira (22).

O surto de sarna foi identificado por médicos da Prefeitura de Guarulhos na semana passada e confirmado por profissionais de saúde de ONGs que atendem as famílias que deixaram o Afeganistão após a volta do Talibã ao poder.

Paciente internado morre vítima de bala perdida em hospital

Diante do surto, várias medidas foram adotadas pelos grupos de apoio que atuam nos acampamentos improvisados, fornecendo banhos, higienização regular das áreas comuns e a troca de roupa dos imigrantes detectados com a doença.

Por conta do surto, as organizações Coletivo Frente Afegã, Afghanistan Refugee Rescue Organization e Projeto Abarcar pressionam a administração do aeroporto em busca da liberação dos banheiros para higienização pessoal dos afegãos.

Covid-19: Anvisa aprova 1º registro de vacina bivalente

Segundo denúncia feita pelas organizações, desde agosto de 2022, quando os primeiros afegãos chegaram ao país, o aeroporto liberou a utilização dos vestiários com chuveiros apenas três vezes.

Em nota, a Secretaria de Saúde de Guarulhos informa que os afegãos identificados com a doença receberam atendimento no local, com prescrição de medicamentos para o tratamento. "Além disso, são realizadas ações de saúde no aeroporto semanalmente, como vacinação, tendo em vista a otimização do bloqueio de doenças imunopreveníveis e investigação epidemiológica, consultas médicas no local e orientações de saúde".

De acordo com a última atualização divulgada pela prefeitura de Guarulhos, atualmente 208 refugiados se encontram no local.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Brasil

Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias