plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
SERVIÇO DE INTERNET

Satélite de Elon Musk é autorizado a operar no Brasil

A empresa do bilionário vai poder oferecer serviços de internet no território nacional

Imagem ilustrativa da notícia Satélite de Elon Musk é autorizado a operar no Brasil camera Ministro das Comunicações, Fábio Faria e o bilionário Elon Musk | Reprodução/Redes sociais

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) autorizou a Starlink, empresa do bilionário Elon Musk, a operar satélites de órbita baixa no Brasil. Com isso, a empresa vai poder oferecer seu serviço de internet em todo o território nacional. Outra companhia, a Swarm, também foi autorizada a atuar nesse mesmo segmento no país.

Conectividade via satélite

Com a decisão, áreas remotas e sem infraestrutura de cabos poderão ter conexão de alta velocidade à internet usando antenas. A licença é válida até março de 2027 para o sistema de satélites da Starlink e até 2035 para os satélites da Swarm Technologies. Essa segunda empresa oferece serviços de conectividade via satélite, mas focada em internet das coisas (IoT, na sigla em inglês).

A Starlink, que passa a se chamar Starlink Brazil Holding Limitada na representação brasileira, ainda não revelou planos, prazos e áreas de cobertura no país. A autorização da Anatel cita que a "constelação" da Starlink será de 4.408 satélites. Para os usuários brasileiros, será exigido um serviço constante de monitoramento do sinal.

Desde 2018, a SpaceX lançou cerca de 600 satélites no âmbito do projeto Starlink. A ideia é colocar em órbita ao menos 12 mil deles para prover internet de banda larga com preços acessíveis e em pontos que não são atendidos pelas redes atualmente existentes. Cada um pesa cerca de 260 quilos e é quase do tamanho de um carro.

Desejo do governo

A concessão do direito de exploração à Starlink era um desejo do governo brasileiro. O ministro das Comunicações, Fábio Faria, se reuniu em novembro do ano passado com Elon Musk para discutir uma possível parceria com o governo brasileiro.

A intenção do governo é usar os satélites das empresas de Musk para levar internet de alta velocidade para a região amazônica, conectando escolas, unidades de saúde e comunidades indígenas em áreas remotas, onde é mais difícil chegar internet por fibra óptica, por exemplo.

A tecnologia poderia ser usada ainda, segundo o Ministério das Comunicações, para preservação da floresta amazônica através do monitoramento, via satélite, de desmatamentos ilegais e de incêndios.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Brasil

Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias