plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
INVESTIGAÇÃO

PF faz buscas na casa de Salles e em gabinete no Pará

Agentes da PF apuram crimes de corrupção e facilitação de contrabando e também estão em endereços ligados ao ministro e sua pasta.

Imagem ilustrativa da notícia PF faz buscas na casa de Salles e em gabinete no Pará camera No total, 160 policiais federais cumprem 35 mandados de busca e apreensão no Distrito Federal, em São Paulo e no Pará. | Fabio Pozzebom/Agência Brasil

Lembra da fatídica reunião ministerial realizada no dia 22 de abril do ano passado? Aquela onde Bolsonaro se reuniu com seus ministros e dialogou sobre vários temas e, Ricardo Salles, Ministro do Meio Ambiente, aproveitou para pedir aos ministros sobre o que considerava ser uma oportunidade trazida pela pandemia da Covid-19? Na ocasião, Salles disse que o governo deveria aproveitar o momento em que o foco dos brasileiros e da mídia estavam voltados para o novo coronavírus e, assim, aproveitarem para mudar regras que poderiam ser questionadas na Justiça. Essa fala do ministro foi confirmada e divulgada em vídeo pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Celso de Mello.

Na época, o que Salles via como uma oportunidade para "mudar as regras" e "passar a boiada", foi mal vista por diversos brasileiros e não pegou bem para o governo federal.

Agora, o ministro Ricardo Salles, o presidente do Ibama, Eduardo Bim, e o ministério do Meio Ambiente são alvo de buscas da Polícia Federal, em operação que iniciou na manhã desta quarta-feira (19). A ação foi autorizada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e tem como objetivo apurar crimes de corrupção e facilitação de contrabando de madeira para os Estados Unidos e para a Europa. As informações são da coluna Painel, da Folha de S. Paulo.

Ricardo e servidores do Ibama tiveram os sigilos bancários e fiscais quebrados. As informações sobre o envolvimento de Salles foram coletadas na residência dele, em São Paulo, e em endereços funcionais em Brasília e no Pará, onde foi montado um gabinete. Momentos depois da operação, Salles foi pessoalmente à Polícia Federal saber mais informações sobre as investigações.

A operação investiga crimes contra a administração pública, corrupção, advocacia administrativa, prevaricação e, especialmente, facilitação de contrabando, supostamente praticados por agentes públicos e empresários do ramo madeireiro, conforme afirma a PF.

No total, 160 policiais federais cumprem 35 mandados de busca e apreensão no Distrito Federal, em São Paulo e no Pará.

Além disso, o ministro Alexandre de Moraes determinou o afastamento de dez servidores públicos que ocupavam cargo de confiança no Ibama e no Ministério do Meio Ambiente, incluindo o presidente do Ibama.

Leia também:

Ministro da Educação segue pensamentos de Olavo de Carvalho

FHC diz que não sabia quem era Bolsonaro durante presidência

O STF determinou também, além da quebra de sigilos bancário e fiscal do ministro Ricardo Salles, as quebras de sigilos de alguns servidores do Ibama.

"Estima-se que o referido despacho, elaborado a pedido de empresas que tiveram cargas não licenciadas apreendidas nos EUA e Europa, resultou na regularização de mais de 8 mil cargas de madeira exportadas ilegalmente entre os anos de 2019 e 2020", informou a PF.

De acordo com a Polícia Federal, as investigações tiveram início em janeiro deste ano "a partir de informações obtidas junto a autoridades estrangeiras noticiando possível desvio de conduta de servidores públicos brasileiros no processo de exportação de madeira".

A corporação informou que o nome da ofensiva, Akuanduba, faz referência a "uma divindade da mitologia dos índios Araras, que habitam o Estado do Pará". "Segundo a lenda, se alguém cometesse algum excesso, contrariando as normas, a divindade fazia soar uma pequena flauta, restabelecendo a ordem", registrou a PF em nota.

LISTA DOS SERVIDORES AFASTADOS NA OPERAÇÃO

Ministério do Meio Ambiente

1) Leopoldo Penteado Butkiewcz - assessor especial do gabinete do ministro Ricardo Salles

2) Olivaldi Alves Borges Azevedo - secretário adjunto de Biodiversidade - Ibama

3) Eduardo Fortunado Bim - presidente

4) Wagner Tadeu Matiota - superintende de Apuração de Infrações

5) Olímpio Ferreira Magalhães - diretor de Proteção Ambiental

6) Joao Pessoa Riograndense Moreira Júnior - diretor de Uso Sustentável da Biodiversidade e Florestas

7) Rafael Freire de Macedo - coordenador-geral de Monitoramento do Uso da Biodiversidade e Comércio Exterior

8) Leslie Nelson Jardim Tavares - coordenador de Operações de Fiscalização

9) André Heleno Azevedo Silveira - Coordenador de Inteligência de Fiscalização

10) Artur Bastos Valinotto - analista ambiental

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Brasil

Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias