plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
SAÚDE

Garotas obesas têm mais chance de doenças cardíacas

Estudo brasileiro comparou 92 adolescentes para chegar aos dados obtidos.

Imagem ilustrativa da notícia Garotas obesas têm mais chance de doenças cardíacas camera Sobrepeso é preocupação entre adolescentes mulheres. | Foto: Reprodução

No último estudo feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2020, seis em cada dez brasileiros apresentavam excesso de peso. E o que se observou entre adolescentes é que a maior prevalência de excesso de peso é em mulheres do que em homens, além delas serem mais propensas a terem doenças cardiovasculares.

Funciona? Veja os benefícios da água com limão

Uma pesquisa foi conduzida com apoio da FAPESP por cientistas do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (ICB-USP) e da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, e juntou 92 adolescentes. O que se observou é que elas desenvolviam doenças como hipertensão e dislipidemia, mais do que entre meninos.

“Observamos que as meninas são muito mais propensas às alterações típicas da obesidade, como hipertensão e dislipidemia. Elas apresentaram níveis aumentados de triglicerídeos e LDL, o chamado colesterol ‘ruim’, enquanto o HDL, o colesterol ‘bom’, foi menor em comparação às meninas eutróficas [sem sobrepeso]”, revelou a bióloga Estefania Simões.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Brasil

Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias