plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
VACINA CONTRA COVID-19

Metade dos idosos com mais de 80 deixou de tomar a 2ªdose

A faixa etária foi a primeira a ser chamada para a vacinação, e considerando o cronograma dos imunizantes disponíveis no Brasil desde janeiro, os octogenários já deveriam ter recebido a aplicação da segunda dose.

Imagem ilustrativa da notícia Metade dos idosos com mais de 80 deixou de tomar a 2ªdose camera Divulgação

A vacina contra o novo coronavírus é hoje a forma mais segura de prevenção, segundo especialistas. O imunizante dá a possibilidade de alcançar a tão sonhada imunidade de rebanho —quando uma população tem tantos indivíduos imunes ao vírus que ele para de circular por falta de hospedeiro viável.

Metade dos idosos com mais de 80 anos ainda não foi imunizada com as duas doses da vacina contra a Covid-19 , aponta um estudo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) que acompanha o ritmo da imunização após três meses e meio do início do programa. A faixa etária foi a primeira a ser chamada para a vacinação, e considerando o cronograma dos imunizantes disponíveis no Brasil desde janeiro – CoronaVac , do Butantan, e AstraZeneca/Oxford , da Fiocruz – já deveriam ter recebido a aplicação da segunda dose.

De acordo com o estudo, 38% dos idosos entre 70 e 79 anos não tomaram a segunda dose da vacina contra a Covid-19 . Entre os idosos de 60 a 69 anos, 88% ainda não completaram o cronograma de imunização.

A baixa cobertura vacinal do Brasil se deve à lentidão da imunização, à falta de vacinas e à desinformação sobre a necessidade da segunda dose .

Todos os imunizantes contra a Covid-19 disponíveis no Brasil, incluindo as doses da vacina da Pfizer que começaram a circular nas capitais no início do mês, acompanham um cartão com a data estipulada para a segunda dose . Segundo o professor da USP, é preciso fazer uma busca ativa por pessoas com a segunda dose pendente antes de incluir outros grupos no cronograma.

Helder anuncia chegada de mais 31.200 doses de CoronaVac

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Brasil

Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias