plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
ECONOMIA

Juros do cheque especial e rotativo do cartão seguem altos

Banco Central divulga juros de cheque especial (121% ao ano) e rotativo do cartão (334,9%)

Imagem ilustrativa da notícia Juros do cheque especial e rotativo do cartão seguem altos camera Os juros nos dois tipos de crédito seguem em patamar elevado | Freepik

O cheque especial é muito usado por ser prático, mas os juros sobre a modalidade de crédito são altíssimos, pois o banco não exige nenhuma garantia do correntista. Situação semelhante é a do rotativo do cartão de crédito, tipo de crédito oferecido ao consumidor quando ele não faz o pagamento total da fatura do cartão até o vencimento.

Os juros do cheque especial caíram de 124,9%, em fevereiro, para 121% ao ano, em março. Na comparação com março do ano passado (130,6% ao ano) houve queda. Já o juro médio do rotativo do cartão de crédito subiu de 326,8% em fevereiro para 334,9% ao ano em março. No mesmo mês de 2020, a taxa era de 328,7% ao ano.

Guedes diz que "chinês inventou o vírus"

Com isso, os juros nos dois tipos de crédito seguem em patamar elevado. Para efeito de comparação, a taxa básica de juros do país (Selic) está em 2,75% ao ano, após o Banco Central elevar os juros na última reunião do Copom (Comitê de Política Monetária). Os dados foram divulgados hoje pelo Banco Central. Esses são números médios e podem variar para cada situação específica, porque os bancos oferecem taxas diferentes de acordo com o plano contratado pelo cliente e a relação entre eles (quem tem mais dinheiro no banco paga menos taxas).

Veja a variação dos juros nas modalidades de crédito em fevereiro:

Cheque especial: caiu de 124,9% para 121% ao ano

Rotativo do cartão de crédito: subiu de 326,8% para 334,9% ao ano

Cartão de crédito parcelado: subiu de 167,1% para 167,6% ao ano

Crédito pessoal não-consignado: subiu de 86,4% para 87,3% ao ano

Crédito pessoal consignado: subiu de 18,8% para 18,9% ao ano

Compra de veículos: subiu de 20% para 20,6% ao ano

Financiamento imobiliário: caiu em 7% para 6,9% ao ano.

Crédito cresce 1,5%

O estoque total de crédito no Brasil aumentou 1,5% em março na comparação com o mês anterior, em R$ 4,105 trilhões de reais, equivalente a 54,4% do PIB (Produto Interno Bruto), informou o Banco Central. Em março, a inadimplência no segmento de recursos livres permaneceu em 2,9% pelo quarto mês seguido. Já o spread bancário no mesmo segmento foi a 22,5 pontos percentuais, de 22,9 pontos no mês anterior.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Brasil

Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias