plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
SEM COVID-19

Brasileiras contam como é viver em país "livre" da pandemia

Imigrantes relatam retomada da "vida normal" na Nova Zelândia. Ações rápidas do governo contribuíram para o país registrar apenas 2.350 casos e 26 vítimas do novo coronavírus

Imagem ilustrativa da notícia Brasileiras contam como é viver em país "livre" da pandemia camera Isabelle Gasparini e amigas em festival de música realizado em janeiro deste ano | Reprodução/Arquivo Pessoal

Ruas lotadas, pessoas sem máscara e nenhuma preocupação. Este é o cenário atual da Nova Zelândia em meio a pandemia do novo coronavírus. De acordo com uma pesquisa global realizada pelo instituto de pesquisa australiano Lowy, o país foi quem melhor lidou com a Covid-19.

Desde março do ano passado, a ilha de cinco milhões de habitantes registrou 2.350 casos de covid-19 e 26 mortes em decorrência da doença. O tamanho populacional da Nova Zelândia, de fato, contribuiu para o sucesso do país no combate à pandemia — mas este não foi o único fator que contribuiu para o combate ao vírus.

Para as brasileiras Erika Brabyn, 46 anos, que mora em Auckland, a cidade mais populosa da Nova Zelândia, e Isabelle Gasparini, 33 anos, residente em Opua, um pequeno vilarejo de 1.137 habitantes na chamada Baía das Ilhas.

"No primeiro lockdown, a Jacinda [Jacinda Ardern, primeira-ministra da Nova Zelândia] pediu para que nos mantivéssemos unidos e todos abraçaram a causa", afirma Erika. "Não se ouvia carro passando, voltou-se a ouvir o barulho dos pássaros, aquela coisa da natureza. As pessoas até saíam para fazer exercício físico, mas era uma coisa bem controlada."

Erika mora em Auckland, a cidade mais populosa da Nova Zelândia
📷 Erika mora em Auckland, a cidade mais populosa da Nova Zelândia |Reprodução/Arquivo Pessoal

"O consenso é de que o governo fez tudo que podia para proteger a população", diz Isabelle. "Além disso, as pessoas aqui têm um senso de coletividade muito grande. Para se ter uma ideia, um dia eu estava na marina [centro portuário de recreação], onde trabalho atualmente, e um homem, dono de um dos barcos, acenou para mim por detrás da porta. Eu disse 'pode entrar', mas ele disse que não podia. Uma menina da escola da filha dele estava com covid e ele tinha vindo avisar que não havia encostado em nada e que iria passar uma semana isolado em seu barco."

Em 24 de março de 2020, foi decretado o primeiro lockdown, que durou dois meses e valeu para todo o país. Cinco meses depois, os moradores de Auckland enfrentaram um segundo confinamento, desta vez de duas semanas, após o governo registrar 29 casos de transmissão local.

Segundo as brasileiras, o primeiro lockdown veio como uma surpresa e deixou todos em estado de choque. Durante a imposição da medida, os cidadãos ficam impedidos de cruzar fronteiras e circular em vias públicas sem que haja um motivo emergencial.

"O que passou pela nossa cabeça foi 'comida, comida, comida'", afirma Erika. "Eu me abasteci ao máximo que pude e fiquei por volta de duas semanas sem sair de casa. Foi aquele caos. Nós íamos ao mercado e víamos as pessoas brigando por leite em pó, água sanitária e outros mantimentos básicos. O vírus trouxe à tona ações e reações que não esperávamos ver, foi algo que realmente me chocou. Mas é a lei da sobrevivência, né'."

"Foi um susto, porque em um dia nós estávamos ouvindo falar desse vírus lá na China e dois dias depois já estavam falando sobre medidas sanitárias e desinfetar os ambientes", diz Isabelle. "Uma vez decretado o lockdown, você tinha que ficar na sua própria 'bolha'. Como moro sozinha, decidi que iria ficar confinada com uns amigos que moram em outra ilha. Tive 48 horas para empacotar tudo, dirigir doze horas, pegar uma balsa e chegar lá."

Rotina no lockdown

O esforço de Isabelle valeu a pena. Durante dois meses, a rotina da brasileira consistiu, basicamente, em fazer caminhadas, assistir filmes, cozinhar e passar bons momentos com os colegas de confinamento. "Contando comigo, tinham seis pessoas na minha 'bolha': um amigo meu, a mãe e a irmã dele e um casal de alemães que estavam visitando e acabaram passando todo o lockdown lá. No final das contas, viramos uma grande família e foi muito gostoso."

Isabelle passou o lockdown isolada com amigos em uma ilha
📷 Isabelle passou o lockdown isolada com amigos em uma ilha |Reprodução/Arquivo Pessoal

Já Erika ficou confinada em sua casa em Auckland com o marido e os dois filhos, de 9 e 17 anos. No início, a situação causou estranheza, mas eles logo encontraram um jeito de contornar a situação.

"Em um primeiro momento, nós tentamos fazer a nossa rotina normal, como se não estivéssemos em lockdown — hora para isso, hora para aquilo. Depois, vimos que não tínhamos condições de continuar daquele jeito e decidimos ficar 'livres'. Eu dizia aos meus filhos: 'se você quiser tomar banho mais tarde você toma, se você quiser estudar mais tarde você estuda, se você quiser comer a qualquer hora, você come'."

"Mais tarde, para passar o tempo, começamos a investir em pequenos projetos dentro de casa, como arrumar a garagem e cuidar do jardim — coisas que já estávamos precisando fazer, mas não tínhamos tempo porque um final de semana não era o suficiente. Eu e meus filhos fizemos um teamwork [trabalho em equipe] mesmo e estávamos sempre juntos", completa.

Crise econômica

Durante os dois meses de lockdown, Erika e Isabelle contaram única e exclusivamente com um auxílio do governo. Erika, dona de uma loja de artigos para casa, se viu obrigada a suspender as atividades, e Isabelle, que trabalhava levando turistas de outros países para passear de barco, perdeu o emprego devido ao fechamento das fronteiras.

Atualmente, a vida na Nova Zelândia já voltou ao normal, os estabelecimentos não essenciais voltaram a funcionar e as pessoas podem circular nas ruas sem máscara, exceto dentro de transportes públicos. Apesar disso, os efeitos da crise ainda permanecem.

Segundo Erika, muitas empresas faliram, e ela chegou a pensar em fechar as portas de sua loja. "A minha sorte foi que pelo fato de as pessoas terem passado muito tempo confinadas, elas passaram a observar mais atentamente suas casas e, após o lockdown, houve uma explosão nas vendas desse setor."

"Além disso, em agosto, quando houve o segundo confinamento em Auckland, decidi que começaria a usar meus tecidos para produzir máscaras de proteção facial. Em três semanas, cheguei a vender duas mil máscaras", completa.

"Novo normal"

Apesar da Nova Zelândia já ter voltado à normalidade, algumas medidas ainda estão em vigor no país para evitar uma nova onda de covid-19 na ilha. Uma delas, é o aplicativo "NZ Covid Tracer", uma ferramenta de rastreamento lançada pelo Ministério da Saúde.

Cada usuário tem um QR code, como se fosse um código de identificação, que precisa ser escaneado tanto na entrada quanto na saída de qualquer estabelecimento. Desta forma, o governo consegue ter um controle de quem passou por determinado lugar com precisão de dia e horário.

"Muita gente não gosta porque acha que o governo está usando isso com segundas intenções, mas posso dizer que pelo menos 90% da população escaneia. Aqueles que não gostam de escanear têm a opção ainda de deixar o bluetooh ligado, o que também possibilita o rastreamento", afirma Erika.

"Todas as pessoas que entram na minha loja eu peço para escanear. Aquela pessoa comprando ou não, eu sei que ela esteve no meu estabelecimento naquele dia e horário. Se acontecer de eu ou alguma pessoa que passou pela minha loja ser diagnosticada com covid, eu serei comunicada e terei que ficar em quarentena, bem como a outra pessoa", completa.

Vacinação

A Nova Zelândia deu início à campanha de vacinação no último sábado (20). Em um primeiro momento, o país imunizará os 12 mil trabalhadores da linha de frente das fronteiras, o que deve levar pelo menos algumas semanas. Tanto Erika quando Isabelle pretendem se vacinar e estão aguardando ansiosamente por este momento.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Brasil

Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias