plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
ALERTA

Terceira onda de Covid-19 ronda Estado do Amazonas

Um novo surto está previsto em 60 dias. ,As autoridades de saúde já trabalham estratégias e ações a fim de evitar o cenário caótico vivido em Manaus

Imagem ilustrativa da notícia Terceira onda de Covid-19 ronda Estado do Amazonas camera O governo do Amazonas está se preparando para evitar novo colapso na saúde. | Divulgação/Prefeitura de Manaus

Após os dois primeiros picos da Covid-19 no Amazonas coincidir com os da Europa, o Estado do Amazonas já começou a se preparar para uma terceira onda da pandemia, buscando evitar o cenário caótico vivido pelos manauaras, segundo informações do portal Metrópoles. Em uma live, o governador do Amazonas, Wilson Lima, disse que a “Europa acaba sendo um espelho para o Estado, já que quando agrava lá, também piora aqui”.

A publicação detalha que a dimensão territorial e a dificuldade de acesso a alguns municípios, podem ser situações que agravam a doença no Amazonas, juntando com a flexibilização das medidas restritivas e o descuido da população.

Um novo surto está previsto em 60 dias, segundo o governo do Amazonas. Porém, um plano emergencial já está sendo elaborado para ser executado, caso tenha aumento dos casos de Covid-19.

O Portal Metrópoles detalhou que o plano contém 10 eixos, que vão desde medidas de enfrentamento; detalhamento da rede de urgência e emergência; projeção de leitos clínicos e de UTI; fortalecimento do sistema primário, abastecimento de oxigênio, até ações de transferências interestaduais e intermunicipais e de comunicação.

Atualmente, o Amazonas se encontra com capacidade de 300 leitos de unidade terapia intensiva em Manaus. Em janeiro deste ano, no momento mais crítico da pandemia na região até agora, a projeção de leitos foi até a fase 5, no limite da capacidade, e foram criados 426 leitos de UTI, todos eles na capital, e mais de 2 mil leitos clínicos em todo o estado do Amazonas.

Após o Amazonas também viver uma crise por falta de oxigênio, em janeiro, o governador reuniu no início de abril com uma empresa fornecedora do produto, com o objetivo de planejar eventuais novas necessidades extraordinárias de abastecimento.

Até a última quarta-feira (14), foram imunizadas em Manaus 374.298 pessoas, o que equivale a 16% da população. Já em todo o Estado do amazonas, foram 690.288 doses foram aplicadas, sendo 511.923 de primeira dose e 178.365 de segunda dose.

O Amazonas está em queda, se comparado aos casos da segunda onda. Em janeiro foram confirmados 68.538 casos de Covid-19. Já em março foram 34.123. Em relação aos óbitos, em janeiro foram 3.624 e, em março, 684 mortes.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Brasil

Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias