plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
POLÍTICA

Conversa de Bolsonaro e Kajuru é vista pelo STF como forjada

O Supremo Tribunal Federal interpretou a conversa divulgada como uma forma de constranger os ministros da corte.

Imagem ilustrativa da notícia Conversa de Bolsonaro e Kajuru é vista pelo STF como forjada camera O senador Kajuru e o presidente Bolsonaro. | Reprodução

A conversa divulgada pelo senador Jorge Kajuru (Cidadania-GO) em que Jair Bolsonaro pede a ele que investigue também governadores e prefeitos na CPI da Covid do Senado está sendo interpretada no STF (Supremo Tribunal Federal) como um teatro armado pelos dois para constranger ministros da Corte.

Magistrados ouvidos pela coluna dizem acreditar que a conversa não teria sido espontânea, mas sim combinada previamente. No diálogo, publicado no domingo (11), o presidente pede que Kajuru amplie o objeto de investigação da CPI -e pressione também pelo impeachment de ministros do tribunal.

Os magistrados devem discutir nesta semana a liminar dada na quinta (8) pelo ministro Luís Roberto Barroso em que ele determina a instalação da CPI para investigar a gestão do governo federal na epidemia. A tendência é que a decisão seja mantida, mas os ministros articulam um meio termo: a CPI só começaria a funcionar depois que o Senado voltasse a se reunir presencialmente.

Os ataques de Bolsonaro aos ministros causam turbulência justamente no momento em que o tribunal pode evoluir para um entendimento que, em tese, pode beneficiá-lo, protelando a instalação da comissão. As conversas no Supremo se intensificaram no fim de semana, mas ainda não há uma conclusão definitiva sobre o assunto.

No diálogo divulgado por Kajuru, Bolsonaro incentiva o senador a pressionar o Supremo para determinar a tramitação de um pedido de impeachment contra o ministro Alexandre de Moraes que já foi apresentado ao Parlamento. Desta forma, o tema da CPI da Covid, hoje um "limão", segundo Bolsonaro, viraria uma "limonada".

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Brasil

Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias