plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
REALIDADE

Sistema de saúde de São Paulo pode colapsar em 25 dias

Todos os leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) disponíveis para Covid-19 nas redes pública e privada do estado devem acabar nesse praz

Imagem ilustrativa da notícia Sistema de saúde de São Paulo pode colapsar em 25 dias camera O secretário da Saúde de São Paulo reconheceu que a abertura de novos leitos de UTI não é uma medida capaz de conter o avanço da pandemia no estado. | Rovena Rosa/Agência Brasil

Vivendo a segunda onda de contaminação de Covid-19, inclusive com as novas cepas do coronavírus, o estado de São Paulo pode colapsar o seu sistema de saúde em apenas 25 dias.

Caso o ritmo atual de internações continue devido o avanço da pandemia, todos os leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) disponíveis para Covid-19 nas redes pública e privada do estado devem acabar nesse prazo.

Observando o crescimento da doença, é possível notar que a criação de novos leitos pelo governo e também por hospitais particulares não acompanha a média. Isto significa que, em 25 dias, o total de leitos de UTI ocupados superaria o número de leitos criados.

Para a matemática Simone Batista, professora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e doutora em engenharia de sistemas pela Poli-USP, o esgotamento dos leitos pode acontecer em menos tempo caso o ritmo seja o mesmo dos últimos três dias, e não a média de todo o mês de março. Se a velocidade dos últimos dias continuar, o colapso pode acontecer logo nos primeiros dias de abril, ou seja, em pouco mais de 20 dias.

Na quarta-feira (10), o secretário da Saúde de São Paulo reconheceu que a abertura de novos leitos de UTI não é uma medida capaz de conter o avanço da pandemia no estado.

"Ampliamos leitos e continuaremos a ampliar leitos, mas nós não daremos conta de abrir mais. Eu vou repetir: nós não daremos mais conta de abrir mais leitos. Precisamos da ajuda de todos. Precisamos que todos fiquem em casa e só saiam em condições de absoluta necessidade, que usem máscaras, que evitem as aglomerações. Nos ajudem para que, dessa maneira, possamos ajudar a todos", disse Jean Gorinchteyn.

Desde o começo de março o estado de São Paulo registra consecutivos recordes nos indicadores de saúde da Covid-19. Na quarta (10), a média diária de mortes por Covid-19 no estado foi de 313 óbitos, recorde pelo terceiro dia seguido. A taxa média de ocupação de UTIs no estado, está em 83%, também foi a maior de toda a pandemia, e o número de pacientes internados em UTI e enfermaria chegou a 20,8 mil, outro recorde.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Brasil

Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias