plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
TRETA ANTIGA

Coletiva: Lula fala de 'mutreta' e manipulação da rede Globo nas eleições de 1989 

Petista lembrou edição de debate antigo travado com Fernando Collor

Imagem ilustrativa da notícia Coletiva: Lula fala de 'mutreta' e manipulação da rede Globo nas eleições de 1989  camera Wikimedia

Na primeira entrevista coletiva após a anulação de suas condenações, realizada na manhã desta quarta-feira (10), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) falou sobre os rumos da pandemia no Brasil, criticou a gestão do atual presidente Jair Bolsonaro e “desenterrou” uma treta antiga com a Rede Globo. As informações são do portal UOL.

Durante o discurso, Lula relembrou as eleições de 1989, no qual disputou a presidência com Fernando Collor. Nesse sentido, o petista criticou a Globo por ter feito uma "mutreta" durante os debates para que ele fosse derrotado nas urnas. Collor acabou eleito com pouco mais de 53% dos votos.

“A Globo fez aquela 'mutreta' nos debates. Em 1989, eu fui para o segundo turno, mas não ganhei porque a Globo me roubou”, disse Lula, referindo-se aos trechos editados do debate de segundo turno que foram exibidos, na época, nos jornais da emissora.

A matéria do "Jornal Nacional" foi acusada de privilegiar o desempenho de Collor no debate e atiçou os ânimos de Lula e seus apoiadores.

O PT entrou com uma ação contra a Globo no Tribunal Superior Eleitoral, exigindo que novos trechos do debate fossem exibidos no Jornal Nacional. Um grupo de artistas da própria emissora ainda protestou contra a edição do Jornal Nacional na sede da Globo, no Rio de Janeiro.

GLOBO ADMITIU MANIPULAÇÃO

Anos depois, os responsáveis pela edição do "Jornal Nacional" explicaram que usaram os mesmos critérios de edição de uma partida de futebol para transmitir o debate, selecionando os melhores momentos de cada candidato. A intenção era deixar claro que Collor tinha sido o vencedor.

O próprio Boni, ex-diretor geral da Globo, reafirmou a manipulação da Globo em torno do debate de 1989. "Achei que estava desigual. Foi uma maneira de melhorar a postura do Collor", disse Boni ao "Dossiê Globo News" de 2011, revelando até o uso de suor falso em Collor para melhorar sua imagem.

“Um debate não pode ser tratado como uma partida de futebol. Não há elementos objetivos que permitem apontar um vencedor. Sempre haverá a possibilidade de um dos candidatos questionar a escolha dos trechos e se sentir prejudicado”

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Brasil

Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias