plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
FIQUE ATENTO!

"Nova" covid-19 é mais forte, ataca jovens e muda forma de prevenção e tratamento

Especialistas detalham como a falta de combate real à proliferação da covid-19 pelo país fez com que a doença ganhasse força

Imagem ilustrativa da notícia "Nova" covid-19 é mais forte, ataca jovens e muda forma de prevenção e tratamento camera A doença ganhou força não apenas em seu formato inicial, mas principalmente, devido a nova cepa originária do Amazonas. | Divulgação/iStock

No início da pandemia do novo coronavírus os idosos acima de 60 anos eram o grupo mais vulnerável à doença. Hoje, um ano depois do início da pandemia, o cenário é completamente diferente, agora é a vez dos mais jovens serem os mais vulneráveis à doença. O motivo está na evolução do vírus, que está mais agressivo e transmissível do que antes.

Especialistas ouvidos pelo UOL detalharam como a falta de combate real à proliferação da covid-19 pelo país fez com que a doença ganhasse força. Não apenas em seu formato inicial, mas principalmente, devido a nova cepa originária do Amazonas.

Na última quinta-feira (4), o Brasil registrou a morte de 1.786 pessoas pela pandemia em apenas 24 horas e teve um novo recorde na média de mortes. É o terceiro somente na última semana. Nos estados, seis somaram mais de cem mortes em um único dia:

SP (367)

MG (227)

RJ (186)

RS (179)

PR (112)

BA (112).

Ao todo, são 259.402 vítimas da covid-19 no Brasil, além da contaminação de 10,7 milhões de pessoas.

Rodrigo Molina, médico consultor da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), explica que as variantes tornam o vírus mais potente. Dessa forma, afetam também populações antes consideradas protegidas de contaminação ou da mortalidade, caso infectadas, como jovens entre 18 e 50 anos sem comorbidades.

"Os mais jovens estão circulando mais, quebrando as quarentenas e todas as medidas de segurança que orientamos. Com a cepa evoluída, uma pessoa transmite para muito mais gente. Por isso jovens são a população mais exposta agora", analisa.

Ainda não há estudos suficientes para apontar maior mortalidade causada pela cepa brasileira, como explica Sérgio Cimerman. Médico do Instituto de Infectologia Emílio Ribas e diretor científico da SBI, ele alerta como a maior transmissão impacta o sistema de saúde.

"Observamos que o tempo de internação na UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) está mais estendido. Claro, as UTIs são diferentes no sistema público e privado, mas há um aumento de quatro a cinco dias na necessidade [de tratamento intensivo] do que no passado", explicou.

Cimerman reconhece a internação de jovens em estados de saúde mais graves do que acontecia na primeira onda da pandemia. Porém, ainda faltam explicações do porquê isso está acontecendo.

"Há diferença de um ano para cá, mas ainda não sabemos o que é. [A cepa] É mais transmissível, então está pegando todo mundo. Não se tem uma explicação específica para a maior gravidade [nos casos]", diz.

Além do tempo, a cepa alterou como os doentes mais graves são tratados. Mudou o foco de respiradores para cilindros de oxigênio, alteração justificada pela idade dos infectados.

"Os pacientes mais jovens ainda têm uma reserva funcional, não evoluem para insuficiência respiratória que precisa de ventilação mecânica, mas têm alta demanda por oxigênio. É um tratamento sem o aparelho respirador, mas que precisa de oxigênio", afirma Molina.

Os dois colapsos no sistema de saúde do estado transformaram o novo coronavírus em uma doença mais forte. Com tamanha resistência, o vírus ganhou potência na transmissão. Estudiosos da proliferação da covid-19 detalham que é preciso aumentar os cuidado na proteção, para além do tratamento diferente com os novos doentes graves.

Vitor Mori, engenheiro biomédico e integrante do Observatório Covid-19 Brasil, diz que o Brasil adotou um sistema pouco eficiente para evitar a proliferação, como por exemplo, quando colocamos as máscaras de pano como prioridade para o coronavírus em março de 2020.

"No inicio da pandemia havia escassez e as máscaras de pano foram um importante plano B. Mas, em paralelo, deveria ter sido investido no aumento da produção e da distribuição de PFF2 (máscara profissional) para toda a população", justifica.

A PFF2, máscara usada em reformas, evita que partículas entrem ou saiam da parede protetora do item, como detalha Mori. Se era o modelo ideal para a primeira leva do vírus, é ainda mais quando há um vírus mais potente.

"Tratamos essa pandemia como uma pandemia de Influenza (vírus de gripes, como H1N1) e não nos atentamos às diferenças, como o superespalhamento compatível com o de outras doenças que se transmitem pelo ar."

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Brasil

Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias