Diário Online

Edição do dia

Edição do dia

Leia a edição completa grátis

Previsão do Tempo
24°
cotação atual R$
EM FUNÇÃO DA PANDEMIA

Confira lista com as principais dúvidas sobre alistamento militar 2021  

Homens que completam 18 anos em 2021 devem ficar atentos às inscrições

segunda-feira, 22/02/2021, 15:58 - Atualizado em 22/02/2021, 16:02 - Autor: Com informações do portal UOL


Imagem ilustrativa da notícia Confira lista com as principais dúvidas sobre alistamento militar 2021  
| Reprodução

Se você é homem e vai completar 18 anos em 2021, é necessário ficar atento para as inscrições do serviço militar, que vão até o dia 30 de junho. Por causa da pandemia da Covid-19, a orientação é que os jovens façam o cadastro online. Confira uma lista com as principais dúvidas sobre o alistamento. 

Quem precisa se alistar em 2021? 

Homens brasileiros que completam 18 anos em 2021. 

Como ser dispensado do serviço militar 2021? 

Quando o jovem é arrimo de família (único responsável pelo sustento), ele é dispensado. Porém, precisa apresentar um requerimento pedindo a dispensa e levar até uma Junta de Serviço Militar os documentos que comprovem sua condição. São eles: certidão de nascimento dos filhos, certidão de casamento, comprovante de renda e outras provas que achar necessárias.

A dispensa também pode acontecer por excesso de contingente, ou seja, quando sua região tem uma quantidade de alistados bem maior do que as vagas para servir o quartel. Jovens que se enquadrem na condição de pessoa com deficiência também podem conseguir a dispensa. 

No caso de Portadores de Necessidades Especiais, a pessoa precisará entregar um requerimento solicitando a isenção do serviço, um atestado médico com diagnóstico de incapacidade e o respectivo CID (Classificação Internacional de Doenças). Se o jovem tiver incapacidade absoluta, o documento poderá ser apresentado por um tutor. 

Quem faz 18 anos em 2021 se alista quando? 

As inscrições foram abertas em janeiro, e a data final para o cadastro é 30 de junho.

O que precisa para se alistar no Exército em 2021? 

Para fazer o cadastro, é preciso que o jovem apresente alguns documentos. São eles: CPF (Certidão de Pessoa Física), Carteira de Identidade e comprovante de endereço com CEP. Além disso, ele também precisará apresentar um endereço de email e um telefone.

Como se alistar online em 2021? 

É preciso acessar o site https://www.alistamento.eb.mil.br/. O governo busca evitar aglomerações por causa da pandemia do novo coronavírus. Preferencialmente, os jovens devem fazer o cadastro apenas online. 

Aqueles que não têm acesso à internet devem ir presencialmente à Junta de Serviço Militar mais próxima de sua casa.

Como saber se fui convocado para o Exército em 2021? 

Após preencher o formulário, o jovem deve acompanhar os próximos passos sobre sua situação no mesmo site (https://www.alistamento.eb.mil.br/). O acesso é sempre feito com o número do CPF e a senha criada pela pessoa.

O processo de seleção para as Forças Armadas vai de 1º de julho até 28 de outubro. Durante o período, serão feitas avaliações de conhecimentos gerais, exames médicos e psicotécnicos. Se aprovado, a prestação de serviço será de 12 meses. Porém, o prazo pode ser reduzido por dois meses ou estendido por mais seis meses. 

Se dispensado, o candidato vai receber o CDI (Certificado de Dispensa de Incorporação) e vai concordar em apresentar-se caso seja preciso

Conteúdo Relacionado


0 Comentário(s)

MAISACESSADAS