plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 24°
cotação atual R$


home
REVELAÇÃO

Documento prova que mãe de Bolsonaro tomou vacina chinesa

Se o imunizante recebido por dona Olinda fosse o de Oxford, a 2º dose deveria ser ministrada entre 2 e 3 meses depois da 1ª. Ou seja, apenas de 12 de abril em diante.

Imagem ilustrativa da notícia Documento prova que mãe de Bolsonaro tomou vacina chinesa camera Reprodução Youtube

A mãe de Bolsonaro, Olinda Bonturi Bolsonaro, foi vacinada no última dia 12 com a vacina chinesa CoronaVac. O presidente havia dito que sua mãe foi imunizada com a vacina de Oxford.

A informação está contida no cartão de vacinação apresentado por Jair Bolsonaro na live de 5ª feira (18.fev.2021). Na transmissão, Bolsonaro disse que ela tomou o imunizante fornecido pela Fiocruz.

De acordo com reportagem do portal UOL, a data prevista para a 2ª dose que está no cartão de vacinação de Olinda, 5 de março, é a recomendada para a CoronaVac. Ou seja, 21 dias depois da 1ª dose.

Se o imunizante recebido por dona Olinda fosse o de Oxford, a 2º dose deveria ser ministrada entre 2 e 3 meses depois da 1ª. Ou seja, apenas de 12 de abril em diante.

Além disso, o comprovante indica um número de lote compatível com o imunizante do Instituto Butantan, de São Paulo, não com o fornecido pela Fiocruz, do Rio.

No cartão, constam o nome completo da mãe de Bolsonaro, a data em que foi administrada a primeira dose (12/2/2021), o lote da vacina (200278), o fabricante (Oxford), o nome do vacinador (Walter) e seu registro profissional (317.633). Na coluna ao lado, a lápis, consta a data indicada para a 2ª dose (05/03/2021).

Apesar de o cartão exibido por Bolsonaro apontar “Oxford” como fabricante, o número do lote indica que a vacina aplicada é a CoronaVac. No site do Instituto Butantan, o lote 200278 foi um dos dezesseis da CoronaVac que receberam autorização emergencial da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) em 22 de janeiro.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Brasil

Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias