plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 32°
cotação atual R$


home
EXECUÇÃO

Polícia revela como universitário paraense foi levado à favela e morto por traficantes

Marcos Winícius Tomé foi sequestrado por criminosos por ser acusado de crime que não cometeu

Imagem ilustrativa da notícia Polícia revela como universitário paraense foi levado à favela e morto por traficantes camera Reprodução

A Polícia Civil do Rio de Janeiro revelou mais detalhes, nesta quarta-feira (17), sobre a morte do universitário paraense Marcos Winícius Tomé Coelho de Lima, de 20 anos, que cursava Farmácia na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Segundo as investigações, após ser sequestrado, ele foi levado por traficantes para a Estrada do Sumaré, via que corta a Floresta da Tijuca, e executado. As informações são do portal Extra.

Estudante paraense foi morto por traficantes do RJ por crime que não cometeu

Segundo as investigações da Delegacia de Homicídios da Baixada Fluminense (DHBF), Marcos foi raptado na Urca, Zona Sul do Rio, após sair de um shopping nas proximidades às 21h47 do dia 8 de outubro do ano passado. A ação foi filmada por câmeras de segurança.

As imagens mostram o rapaz pedalando quando um carro branco surge na contramão e atinge a bicicleta elétrica da vítima. No carro, segundo a DHBF, estavam Denner Dias Barcia Alves e Igor Moreira Dantas. O assassinato foi motivado pelo roubo de uma carga de drogas. Os traficantes acreditavam que o paraense tinha envolvimento no crime. Um dos donos da carga seria Denner, preso desde dezembro como mandante do homicídio. Igor está foragido.

Às 22h48, dados do celular da vítima apontam que ele estava na Rua Barão de Petrópolis, que corta as favelas do Fallet e Fogueteiro. Já às 23h11, o celular usado por Denner fez uma ligação de um ponto bem próximo: a Estrada do Sumaré, próximo ao acesso ao Morro do Turano.

Na ocasião, segundo o inquérito, Denner estava tentando se comunicar com José Ricardo dos Santos Pontes Junior, o Russão da Ilha, apontado como outro dono da carga. Russão também teve a prisão decretada pelo crime. Segundo os investigadores, no intervalo de 23 minutos entre os dois horários, os sequestradores ficaram circulando com a vítima pela região, cercada por favelas.

TRAFICANTES DE CLASSE MÉDIA ALTA

Às 1h35m do dia 9 de outubro, o carro branco usado pelos criminosos foi flagrado por uma câmera de segurança em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, próximo ao local onde o corpo da vítima seria encontrado na manhã seguinte.

Um depoimento que faz parte da investigação confirma os dados dos celulares. Após ser preso acusado de monitorar a vítima antes do sequestro, Jaul Carvalho Carneiro de Mendonça afirmou à DHBF que ouviu de Denner que, após o sequestro, "foi até o Rio Comprido visando apresentar Marcos Winicius para os outros donos da carga de droga roubada".

No local, a vítima teria sido agredida e executada por Denner com quatro tiros. Denner afirmou a Jaul que foi obrigado pelos demais donos da droga a matar Marcos Winicius.

Os traficantes que mataram Marcos Winícius são de classe média alta, especializados no trafico de drogas como Skunk, maconha hidropônica e haxixe.

A investigação da DHBF revela que, antes de ser executado, o estudante teria intermediado uma negociação para a encomenda de uma carga de skank, avaliada em R$ 80 mil. A droga, segundo o inquérito, pertencia a Denner e Russão da Ilha. Quando a droga ia ser entregue, em Copacabana, amigos de Marcos Winícius assaltaram Denner, e levaram a mercadoria transportada.

A Polícia Civil investiga a participação de policiais militares no bando que roubou a droga. Conhecido como boteiros (dão um bote para se apropriar da carga), o grupo age em Botafogo, Copacabana, Ipanema, Leblon, Barra e Recreio.

Logo após o episódio, alguns integrantes do grupo de boteiros, amigos de Marcos Winícius, fugiram para São Paulo. Como ele ficou no Rio, acabou sendo morto pelos traficantes.

O Disque Denúncia ainda pede informações sobre o paradeiro de José Ricardo dos Santos Pontes Junior, o Russão da Ilha, Igor Moreira Dantas, que tiveram suas prisões decretadas pela Justiça e estão foragidos.

ESTUDANTE PARAENSE

O jovem Marcos Winícius Tomé Coelho de Lima nasceu em Altamira, no sudeste do Estado, e ingressou na UFRJ no segundo semestre de 2017. Ele era estudante do curso de Farmácia, vinculado ao Centro de Ciências da Saúde (CCS), e completaria 21 anos no último dia 23 de outubro.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Brasil

Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias