plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
FIQUE ATENTO!

Vacinou mesmo? Saiba como ter certeza de que foi imunizado

Especialista explica características que as pessoas devem ficar atentas na hora da vacinação.

Imagem ilustrativa da notícia Vacinou mesmo? Saiba como ter certeza de que foi imunizado camera Virologista explica no que pacientes e acompanhantes devem ficar atentos na hora da vacinação. | Reprodução

Seringa vazia, produto não injetado. Em diversos estados brasileiros há registros de denúncias de aplicação de vacina contra a covid-19. Mas, como realmente saber se a dose da vacina foi aplicada? A pediatra, alergista e imunologista Fernanda Fagundes, professora de Alergia e Imunologia da Unigranrio, explica as características que as pessoas devem ficar atentas. As informações são do Extra.

Com praias e bares liberados, movimentação é grande em Salinas; veja o vídeo!

A especialista explica que a vacinação é intramuscular e uma dose de ar pode causar inchaço e dores no local. Segundo ela, "se, por acaso, pegar algum vaso e for injetada uma quantidade em torno de 50 ml de ar rapidamente, aí tem risco de fazer embolia".

Direitos do paciente

O Professor do Instituto de Medicina Social da Uerj, Mario Roberto Dal Poz ressalta que o paciente tem direito a pedir para olhar o frasco da vacina e a seringa antes e depois da aplicação. Além disso, os "idosos têm direito a estarem acompanhados" na hora da imunização.

Nova cepa do coronavírus se alastra pelo país e cientistas temem 3ª onda

A recomendação da presidente da Sociedade de Infectologia do Rio de Janeiro, Tânia Vergara,é que paciente e acompanhante fiquem de olho em todo o processo de imunização, "desde a retirada da dose do frasco até a aplicação".

Veja as dicas:

Atenção ao processo: Sempre que possível e evitando aglomerações, ficar atento a todo o processo de vacinação.

Conteúdo da seringa: Pedir para ver a seringa antes e após a aplicação; Verificar se o frasco com a dose aplicada está vazio.

Número do lote: Conferir se o número do lote que consta no comprovante de vacinação é o mesmo que é informado no frasco.

Registrar com celular: Filmar e fotografar o ato da vacinação, se necessário.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Brasil

Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias