plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
DENÚNCIA

Casal acusa transfobia após ter certidão do filho preenchida 'errada' em maternidade 

Nome do pai, que é quem deu à luz ao criança, foi preenchido no campo da mãe. Já o nome da mãe foi escrito no local designado ao pai

Imagem ilustrativa da notícia Casal acusa transfobia após ter certidão do filho preenchida 'errada' em maternidade  camera Pulseira usada pelo pai na maternidade em Jaraguá do Sul | Reprodução/Arquivo pessoal

Um casal procurou uma delegacia e denunciou que foi vítima de transfobia após o nascimento do filho em uma maternidade de Jaraguá do Sul, Santa Catarina. Segundo os pais da criança, a unidade de saúde entregou uma certidão preenchida errada, o que impede a família de registrar o bebê.

O pai, Derick Wolodascyk, um homem transexual de 24 anos, deu à luz ao filho no último dia 26, mas o nome dele foi escrito no campo da mãe no documento entregue pelo hospital. Já o nome de Terra Rodrigues, 23 anos, que é mãe da criança, foi escrito no campo do pai.

A advogada do casal, Ana Cristina Cunha Rodrigues, afirmou que os dois não tiveram os nomes e as identidades de gênero respeitados. Agora, eles esperam pela alteração do documento para conseguir registrar o filho.

"Desde o momento que eles pisaram no hospital, eles não tiveram os nomes sociais respeitados. Foi um desrespeito essa questão do documento", explicou a advogada em entrevista a um portal de notícais.

VEJA TAMBÉM!

O caso foi registrado como crime de injúria. No entanto, o casal desejam que a situação seja tratada como racismo, que foi equiparado à homofobia em 2020. Os dois também entraram com mandado de segurança para mudar o documento e conseguir o registro do bebê. Derick e Terra também querem processar o hospital.

O nascimento do bebê aconteceu no Hospital e Maternidade Jaraguá. Em nota, a unidade afirmou que segue as exigências do manual de instruções para preenchimento da declaração, proposto pelo Ministério da Saúde. O protocolo vigente exige que o registro traga os dados da parturiente como mãe, informou a unidade de saúde.

"As equipes da maternidade e da assistência social do hospital prestaram todo o atendimento ao casal e ao bebê, inclusive realizando o encaminhamento do casal à Promotoria do município, que deverá prestar auxílio à família. O hospital está à disposição para esclarecer as dúvidas" - disse a nota.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Brasil

Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias