plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
15 MILHÕES DE DOSES

Insumos da vacina de Oxford chegam ao Brasil para produção na Fiocruz

Segundo o Ministério da Saúde, a Fiocruz receberá mais dois carregamentos com insumos ainda neste mês

Imagem ilustrativa da notícia Insumos da vacina de Oxford chegam ao Brasil para produção na Fiocruz camera Recipientes da vacina de Oxford/AstraZeneca | Governo do Rio Grande do Sul/Divulgação

Chegou, por volta das 18h20 deste sábado (6), ao Rio de Janeiro, o primeiro lote com insumos para a produção da vacina Oxford/AstraZeneca na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). O material foi importado da China. As informações são do portal UOL.

Ao todo, são 90 litros de matéria-prima que, segundo o Ministério da Saúde, deverão produzir 2,8 milhões de doses. A vacina é a única aprovada no Brasil além da CoronaVac, produzida pelo Instituto Butantan junto à chinesa Sinovac.

O insumo foi fabricado no laboratório Wuxi Biologics, em Xangai, na China, que já teve aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no ano passado. O avião deixou o país às 20h35 da última quinta (4), no horário de Brasília, e agora, seguirá para a Fiocruz, localizada na zona norte do Rio de Janeiro.

Cerca de 2 milhões de doses do imunizante de Oxford/AstraZeneca já foram distribuídas no Brasil. Essas doses, no entanto, chegaram prontas, vindas da Índia.

Até ser diluído em outros componentes da vacina, o insumo, chamado IFA (ingrediente farmacêutico ativo) precisa ficar armazenado em câmara fria a -55 grau Celsius - um dos maiores desafios de logística na chegada ao Aeroporto Internacional Tom Jobim.

Segundo o ministério, a Fiocruz receberá mais dois carregamentos com insumos ainda neste mês. Com isso, a fabricante deverá entregar mais 15 milhões de doses da vacina em março.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Brasil

Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias