plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 24°
cotação atual R$


home
PANDEMIA

Aras já abriu nove apurações para investigar conduta de Bolsonaro

O procurador afirma que tem sido "zeloso na apuração de supostos ilícitos atribuídos ao chefe do Executivo”

Imagem ilustrativa da notícia Aras já abriu nove apurações para investigar conduta de Bolsonaro camera Isac Nóbrega/PR

O procurador-geral da República, Augusto Aras, informou ao STF (Supremo Tribunal Federal) que já abriu nove apurações preliminares para investigar a conduta do presidente Jair Bolsonaro durante a pandemia da Covid-19.

Aras afirma no parecer, enviado ao Supremo na quarta-feira (3), que tem sido "zeloso na apuração de supostos ilícitos atribuídos ao chefe do Executivo" e ressalta que já instaurou os nove procedimentos contra o presidente, a maioria deles iniciada em 2020.

PGR investiga Bolsonaro e Pazuello por omissão na saúde no Pará e Amazonas

A manifestação é uma resposta a uma denúncia do advogado Fábio Ribeiro contra Bolsonaro ao STF.

O procurador-geral rejeitou a tramitação do caso sob o argumento de que o advogado não tem legitimidade para oferecer denúncia, mas ressaltou que há investigações em curso com o objeto similar ao relatado por Ribeiro.

Aras diz que, entre as apurações, está a instaurada nesta semana que também tem como alvo o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello. Esse caso examina a atuação do governo federal na crise de saúde no Amazonas e no Pará.

Ambos também são investigados pelo crime de propagar a utilização de medicamentos que não têm eficácia científica comprovada, devido à defesa de ambos em favor da hidroxicloroquina e do tratamento precoce contra a Covid-19.

A apuração preliminar consiste no levantamento de informações junto aos órgãos públicos acerca das providências adotadas pelo governo federal no enfrentamento da crise sanitária.

Se a partir dos dados iniciais o chefe do Ministério Público Federal entender que houve, por exemplo, omissão por parte das duas autoridades, um inquérito poderá ser requerido ao STF.

Foi o que ocorreu com o ministro da Saúde no episódio da falta de oxigênio em unidades hospitalares do Amazonas. A pedido de Aras, Pazuello já responde a um inquérito na Corte.

No fim de janeiro, a PGR pediu a instauração do procedimento e, dias depois, o ministro Ricardo Lewandowski autorizou sua instauração da investigação.

O inquérito foi instaurado na semana passada e, nesta quinta-feira (4), Pazuello prestou depoimento à Polícia Federal.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Brasil

Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias