plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
DÚVIDA

Feriado do Carnaval 2021: obrigatório ou não? Especialista responde

Pandemia do novo coronavírus trouxe ainda mais dúvidas sobre a questão.

Imagem ilustrativa da notícia Feriado do Carnaval 2021: obrigatório ou não? Especialista responde camera Feriado de Carnaval, além das próprias festas, foram cancelados em algumas cidades brasileiras em virtude da pandemia. | Fernando Maia/RioTur

Diferente do que se acredita, o feriado de Carnaval não é obrigatório. Uma das festas mais características do Brasil, na verdade, conta com leis estaduais e municipais que vão decidir se a data será ou não facultada para os trabalhadores.

LEIA MAIS: Prefeitura inicia amanhã vacinação de idosos com mais de 85 anos. Confira os locais de atendimento!

Em entrevista à CNN, Alexandre Cardoso, sócio na área trabalhista do escritório TozziniFreire, explica que a folga costuma ser oferecida aos funcionários mais por questões culturais.

“As empresas costumam dar essa folga por uma questão de cultura e hábito, mas nada impede, e isso ocorre com alguma frequência, que as companhias determinem que haja expediente normal”, disse.

Ponto facultativo e a pandemia

No caso de funcionários públicos, é aplicado o chamado “ponto facultativo”, que os desobriga a trabalhar em um determinado dia. “Quando existe o feriado e a empresa libera os funcionários, a empresa pode solicitar que seus colaboradores compensem o tempo cedido através do banco de horas ou repondo o trabalho em outro momento”, explica Cardoso.

Da mesma forma, se não for feriado e a empresa libera os funcionários, pode ser solicitado que eles compensem o tempo cedido através de um banco de horas ou repondo o trabalho em outro momento.

  1. Governo muda bandeiramento e impõe medidas mais severas para bares, praias e supermercados
  2. Suspensão de ponto facultativo agrada lojistas

Em virtude da pandemia do novo coronavírus, a tão aguardada folga para alguns está fora de cogitação, a exemplo do estado do Pará. No mais recente decreto estadual publicado e que passou a valer desde o dia 29 de janeiro, foram cancelados os pontos facultativos de segunda e quarta na administração pública.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Brasil

Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias