Edição do dia

Edição do dia

Leia a edição completa grátis

Previsão do Tempo
23°
cotação atual R$

Notícias / Notícias Brasil

ALERTA!

Pesquisa aponta relação entre diabetes e casos graves de Covid-19

Especialistas acreditam que a diabetes decorrente da Covid-19 pode ser um novo tipo de doença.

terça-feira, 02/02/2021, 10:13 - Atualizado em 02/02/2021, 10:13 - Autor: Com informações do portal Olhar Digital


Especialistas acreditam que a diabetes decorrente da Covid-19 pode ser um novo tipo de doença.
Especialistas acreditam que a diabetes decorrente da Covid-19 pode ser um novo tipo de doença. | Reprodução

Uma pesquisa apontou uma relação entre o desenvolvimento de diabetes em pessoas que foram hospitalizadas com o novo coronavírus e casos mais graves de Covid-19. As informações são do portal Olhar Digital.

A análise foi publicada na revista “Diabetes, Obesity and Metabolism” apontou uma relação próxima a 14% entre casos graves da doença. Foram examinados relatórios de hiperglicemia não controlada ou níveis elevados de açúcar no sangue de oito estudos, com em torno de 3.700 pessoas que foram internadas após contraírem o Sars-Cov-2.

Covid acelera 62% no Amazonas e mata mais pessoas fora de grupos de risco

Pesquisa aponta que taxa de mortalidade de pacientes com Covid-19 é de quase 50% 

Segundo os especialistas, deve ser considerada a possibilidade do desenvolvimento de diabetes ser um efeito direto da Covid-19, apesar dos diagnósticos de diabetes poderem ser também resultado de tratamentos com esteroides, como dexametasona, hidrocortisona e metilprednisolona, que são usados em casos mais graves do coronavírus.

Os cientistas também analisam a relação entre coronavírus e diabetes e, se esses casos são temporários ou permanentes, já que a Covid-19 trata-se de uma doença que afeta principalmente os pulmões.

Especialistas temem novo tipo de diabetes 

O professor e cirurgião de diabetes do King’s College de Londres, Francesco Rubino, é um dos que acreditam que a diabetes decorrente da Covid-19 pode ser um novo tipo de doença.

Em entrevista ao The Washington Post, Rubino explicou que nos casos de diabetes diagnosticados após as internações pelo novo coronavírus, as complicações dos pacientes acabam se cruzando, havendo "uma boa chance de que o mecanismo do diabetes não seja típico”.

A relação entre diabetes e infecções pelos coronavírus não é algo novo. Durante a epidemia de SARS, em 2003, 39 pacientes, sem histórico prévio, desenvolveram diabetes dias após a internação. No entanto, desses, apenas dois continuaram com a doença após dois anos.

Conteúdo Relacionado


0 Comentário(s)

MAISACESSADAS