plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
DECISÃO

STF nega vacinação prioritária para pessoas com deficiência e seus cuidadores

Ricardo Lewandowski alegou que por falta de vacinas

Imagem ilustrativa da notícia STF nega vacinação prioritária para pessoas com deficiência e seus cuidadores camera Ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal | Reprodução

O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF) negou nesta sexta-feira (29) a liminar que pedia a inclusão de todas as pessoas com deficiência e seus cuidadores ou responsáveis no grupo prioritário de vacinação contra a covid-19. Atualmente, os casos priorizados são os de deficiência permanente e severa. O pedido foi analisado nos autos da ADPF (Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental).

A legenda partidária alegou que o Plano Nacional de Operacionalização da Vacina contra a Covid-19 não agrega todos as pessoas com deficiência nas três primeiras fases da imunização. E, também afirmou que o recorte viola o princípio constitucional da isonomia e também fere a Convenção das Nações Unidas sobre Direitos das Pessoas com Deficiência, que obriga os Estados a promover o exercício dos direitos fundamentais para todas os PcDs.

LEIA TAMBÉM!

Como relator do caso, Lewandowski alegou que os grupos que já são prioritários teriam que ser retirados para incluir todas as PcDs e observou que o pedido do partido Podemos é semelhante ao que foi apresentado pela Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down, pela ADPF 756, que também foi negada.

A falta de imunizantes no país também foi um dos pontos que pesou na decisão do ministro Lewandowski e avaliou que a inclusão de um novo grupo de pessoas com deficiência poderia ter como consequência a retirada total ou parcial de outros grupos que já estão como prioritários "escolhidos a partir de critérios técnicos e científicos definidos pelas autoridades sanitárias."

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Brasil

Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias