plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
MANDOU PARA AQUELE LUGAR

Médico xinga usuário que compartilhou fake news sobre vacina e justifica: "Acabou a paciência!"

O pesquisador relatou que a manifestação ocorreu de forma espontânea.

Imagem ilustrativa da notícia Médico xinga usuário que compartilhou fake news sobre vacina e justifica: "Acabou a paciência!" camera Maurício se disse cansado dos disseminadores de notícias falsas. | Reprodução

O médico virologista Maurício Lacerda Nogueira, pesquisador e professor da Famerp (Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto), ficou conhecido em todo o Brasil após responder com um palavrão a uma fakenews publicada por um usuário no Facebook. Questionado sobre sua atitude, o profissional afirmou que “o saco encheu” e por isso acabou respondendo dessa forma.

A postagem era sobre a vacina CoronaVac. Em um dos comentários, um internauta afirmava que duas pessoas teriam morrido após serem imunizadas com o imunizante chinês. Diante disso, Maurício respondeu: “Teu cu”. A resposta espontãnea e simples, vinda de um pesquisador com anos de experiência, gerou diversos comentários.

Montagem que coloca resposta de Nogueira ao lado do seu currículo viralizou - Reprodução - Reprodução

O pesquisador relatou ao portal UOL que a manifestação ocorreu de forma espontânea. “Acabou a paciência que nós temos em relação à negação da ciência, à negação da pandemia, e também à pandemia de fake news, que é pior ainda do que a pandemia [da covid-19] que estamos vivendo”, disse Maurício.

Maurício é chefe do laboratório de virologia da Famerp, onde atua como doutor em microbiologia e coordena os estudos de diferentes vacinas contra o coronavírus na cidade de São José do Rio Preto: entre elas, a da farmacêutica belga Janssen e a CoronaVac, desenvolvida pelo Instituto Butantan em parceria com o laboratório chinês Sinovac.

“Eu vou em um lugar e a minha opinião sobre o assunto vale tanto quanto a de outra pessoa completamente sem formação. Eu posso ficar o resto do dia discutindo com essa pessoa, com embasamento técnico, mas a qualificação não vale mais nada. Opinião agora é que vale. O ‘tiozão do zap’ [é que] manda, tem mais representatividade do que as pessoas formadas”, desabafou o pesquisador.

“Então, no fim das contas, não adianta ter a minha qualificação toda. Eu tenho que falar mais alto? Pois é, falei mais alto”, completou.

A resposta acabou viralizando nas redes sociais. Maurício explicou que estava no intervalo para o almoço, quando resolveu abrir o Facebook, a fim de encontrar algo para entretê-lo.

“Enquanto eu esperava, abri o Facebook para passar o olho, ver se achava alguma coisa para dar uma risada. Então eu vejo aquela postagem. E ali foi uma resposta que não veio do cérebro, ela veio do fígado. Respondi e esqueci completamente, jamais imaginei que alguém ia perceber”, explicou o pesquisador ao Uol.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Brasil

Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias