plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
DEFASADO

Rastreamento de vacinados da Covid-19 apresenta falhas e preocupa

Plataforma do Ministério da Saúde está defasada e não mostra a realidade do programa de vacinação

Imagem ilustrativa da notícia Rastreamento de vacinados da Covid-19 apresenta falhas e preocupa camera A defasagem no sistema do Sus estaria causando o problema | Reprodução/ Gustavo Moreno

Em meio a denúncias de pessoas furando a fila para serem vacinadas contra a Covid-19, o monitoramento de quem recebeu a proteção é fundamental. Contudo, o rastreamento apresenta falhas. Cada estado tem um sistema de registro, e a centralização dos dados, na plataforma do Ministério da Saúde, está desatualizada.

O painel Brasil Imunizado. Somos Uma Só Nação, que pertence ao LocalizaSUS e traz dados sobre a imunização, indicava que somente 2.535 doses do imunobiológico foram aplicadas. O dado é de 19 de janeiro. Para se ter dimensão da defasagem, o número é bem abaixo dos mais de 100 mil vacinados contabilizados pelas secretarias estaduais de Saúde até a última sexta-feira (22/).

Na hora da vacinação, os agentes de saúde podem cadastrar as informações no sistema de atenção primária do Sistema Único de Saúde (SUS), no sistema de informação do Programa Nacional de Imunizações (PNI) ou na plataforma do município ou do estado. Mas, segundo técnicos do Ministério da Saúde, é essencial que todos os dados sejam transferidos para um único sistema, o federal. Isso norteia ajustes na campanha e a distribuição de doses neste momento que o imunobiológico ainda está escasso.

Normalmente, no ato da vacinação, são anotados dados pessoais, como nome completo, profissão, sexo, data de nascimento. As informações são inseridas nos sistemas informatizados.

“É muito importante a gente ter esse rastreamento. Os dados de cada indivíduo e o total de vacinas são essenciais para gente conseguir acompanhar o que está acontecendo. É até um meio de garantir que as pessoas recebam as duas doses da vacina. Essa defasagem é muito ruim”, destaca um técnico do Ministério da Saúde.

Segundo o acompanhamento da pasta, a Região Sul, com 1.364 doses aplicadas, é a que mais vacinou. O ranking tem ainda o Nordeste (875), Sudeste (126), Norte (89) e Centro-oeste (67).

Por unidade da Federação, segundo os dados do LocalizaSUS, Paraná, Paraíba, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Bahia, Pernambuco e Goiás são os estados que mais vacinaram. Contudo, nenhum passou de mil doses aplicadas.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Brasil

Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias