plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
FILA FURADA

Manaus suspende vacinação após denúncias de desvio de doses

A vacinação de profissionais da saúde em Manaus (AM) foi temporariamente suspensa nesta quinta-feira

Imagem ilustrativa da notícia Manaus suspende vacinação após denúncias de desvio de doses camera Reprodução

A Prefeitura de Manaus-AM suspendeu temporariamente, na noite da última quarta-feira (20), a vacinação de profissionais da saúde contra a Covid-19 na capital. A medida, que atende a recomendação de órgãos de controle locais, foi tomada para que o governo do Estado apresente um plano reorganizado de distribuição das doses nas unidades da rede estadual, com os critérios de definição de prioridades, baseados na exposição ao risco, comorbidades e faixa etária.

Segundo o Ministério Público Estadual (MPE-AM), a decisão foi motivada pela falta de transparência na vacinação e após denúncias de que doses da vacina estavam sendo desviadas para serem aplicadas em pessoas fora do grupo prioritário.

Vacinas sumiram! 60 mil doses 'desaparecem' no Amazonas, diz jornal

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), a suspensão deve ser mantida por menos de 24 horas, uma vez que o prazo para que o governo divulgue a proposta de reordenamento da imunização com a lista dos trabalhadores a serem vacinados, por unidade, se encerra às 13h desta quinta-feira, 21.

Nos primeiros dois dias de vacinação na capital amazonense, 1.140 profissionais de saúde, que atuam na linha de frente no atendimento de casos suspeitos e confirmados de Covid-19, receberam a primeira dose da CoronaVac. Eles integram o grupo prioritário da primeira fase da campanha de imunização contra a doença, conforme definido pelo Ministério da Saúde.

Em razão da quantidade de vacina disponível ser suficiente apenas para 34% dos 56 mil profissionais de saúde, governo e prefeitura deveriam direcionar as doses, estabelecendo preferências dentro do grupo prioritário. Ainda assim, a Semsa, também em atendimento às recomendações feitas pelos órgãos de controle, firmou o compromisso de apresentar um novo cronograma, para concluir a vacinação nas suas unidades, para as quais foram destinadas, até o momento, 3.287 doses.

Para o Estado, a quantidade final de doses só será definida a partir da apresentação reorganizada das planilhas de necessidades e prioridades baseadas em critérios. Até agora, de acordo com a Divisão de Imunizações da Semsa, haviam sido direcionadas para unidades estaduais 6.984 doses.

A Prefeitura recebeu, para esta primeira etapa da campanha, um total de 40.072 doses de vacina.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Brasil

Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias