plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
ENEM

Defensoria Pública da União entra com pedido para suspender Enem neste domingo

Para defensor responsável pela ação, a ocupação de até 50% nas salas de aula ocupadas pelos estudantes do ensino médio não será cumprida

Imagem ilustrativa da notícia Defensoria Pública da União entra com pedido para suspender Enem neste domingo camera Eliseu Dias/Ascom Seduc

Neste sábado (16), a Defensoria Pública da União (DPU) pediu a anulação da decisão da Justiça Federal que manteve as datas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A primeira prova está prevista para este domingo (17), e a segunda para o próximo dia 24.

De acordo com a DPU, mesmo tendo apresentado soluções para possíveis aglomerações nos dias de aplicação, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) “induziu a Justiça Federal da 3ª Região ao erro, prestando informações inverídicas que vieram a subsidiar as decisões de indeferimento dos pedidos de adiamento”.

Sespa divulga orientações sanitárias para o Enem

Tudo pronto para a realização do Enem 2020 neste domingo

Enem 2020: professora orienta como fazer uma boa redação no exame

Em entrevista ao Estadão, o defensor responsável pelo ação é João Paulo Doriniele, afirmou que a ocupação de até 50% das salas de aplicação, garantida pelo Inep, não será cumprida.

“Na maioria desses casos, a ocupação é de cerca de 80%, muito acima de um número prometido. Esperamos que a decisão seja revertida ou fundamentada de outro modo”, disse ao jornal.

Pedido de adiamento

No dia 8 de janeiro, foi feito pela primiera vez o pedido de adiamento, em uma ação da DPU. Porém, no dia 12 de janeiro, a Justiça Federal negou o pedido, afirmando que as medidas contra a Covid-19 anunciadas pelo Inep são suficientes para garantir a segurança dos participantes.

Aproximadamente 5,78 milhões de pessoas confirmaram a participação no Enem. Em alguns estados do país, também foram realizados pedidos de adiamento das provas. No Amazonas, por exemplo, a Justiça Federal acatou a solicitação, diante do crescimento de casos de Covid-19 na região.

No Paraná, a 20ª Vara Federal de Curitiba negou, neste sábado, o pedido de adiamento feito pela Defensoria Pública da União.

Calendário oficial do Enem 2020

Provas impressas: 17 e 24 de janeiro de 2021.

Prova digital: 31 de janeiro e 7 de fevereiro de 2021.

Reaplicação das provas e Enem para Pessoas Privadas de Liberdade (PPL): 23 e 24 de fevereiro de 2021.

Resultados: 29 de março de 2021.

Mais informações na página do Inep.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Brasil

Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias